Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Exposição apresenta obra de ex-interno do Hospital São Pedro

Publicação:

Uma coleção de pinturas em tinta guache de ex-interno que viveu 59 anos no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) é tema da exposição e do livro "Arte e Loucura: vida silenciosa e marginal - Luiz Guides". As obras de Luiz Guides serão apresentadas em expografia a ser inaugurada nesta quarta-feira (13), às 10h30, no Núcleo de Atividades Nise Silveira do HPSP, Avenida Bento Gonçalves, nº 2.460, bairro Partenon, em Porto Alegre. A exposição permanecerá até o dia 22 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 12h, com entrada franca. No evento, será lançado pela editora Panorama Critico o livro "Arte e Loucura: vida silenciosa e marginal - Luiz Guides" com sessão de autógrafos da autora Mara E. Weinreb.


Os 20 anos em que Luiz Guides participou da oficina de Criatividade do HPSP constitui um acervo próprio de suas obras. O ex-interno, que afirmava ter sempre 22 anos, faleceu no Hospital com 81 anos, em 2010. Alto, magro, tranquilo e muito reservado, frequentava em vários dias da semana o espaço, criado para estimular a criação, a imaginação e a expressão através do lúdico. Num estilo particular, seguiu de forma rígida alguns padrões de criação, utilizando faixas no sentido horizontal sobrepostas, com cores vibrantes em círculos, espirais e mandalas.


Estes elementos são usados por Mara Weinreb na análise de aproximadamente 3,7 mil trabalhos criados durante o período de 1990 a 2008. A autora busca, por meio da arte, contribuir com ideias para uma nova abordagem à loucura. O que poderia ser um sintoma mostra-se como expressão artística e particular, revelando que a aparente alienação não impede a imaginação e o poder criativo.


"A arte é como uma forma de resistir, impulsionando a vida com intensidade e profundidade. Precisamos desnudar nossa alma para revelar a capacidade de sermos leves e sonhar um mundo possível. Seu Luiz nos permite, através de sua pintura, ingressar em seu universo", acredita Tania Regina Cappra, curadora da exposição e servidora do Hospital na Oficina de Criatividade.


A arte e trajetória de Luiz Guides será apresentada também na sexta-feira (15), às 17h, em palestra ministrada por Bárbara Neubarth, psicóloga da Oficina de Criatividade, e por Mara Weinreb, na Sala Multiuso do Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, nº 1.028. Em Porto Alegre. A entrada será franca.


Texto: Lia Magalhães

Secretaria da Saúde