Ex-paciente homenageia Hospital Sanatório Partenon
Publicação:
Na manhã desta sexta-feira (08), Teresinha Prochinshi de Oliveira, ex-paciente do Hospital Sanatório Partenon (HSP), visitou pacientes e profissionais da instituição para cumprir uma promessa feita há 22 anos - entregar uma rosa para cada interno -, celebrando o sucesso de seu tratamento. A atitude emocionou a equipe médica e usuários do hospital.
Segundo ela, a idéia surgiu no momento de sua alta, em 1984. Caso conseguisse ficar curada, homenagearia o HSP para agradecer a graça recebida, solidarizando-se com as pessoas que ainda lutam pelo restabelecimento. "Sempre fui bem tratada aqui. Fiz uma promessa e não queria morrer sem pagá-la", explicou, orgulhosa, Teresinha.
O Hospital Sanatório Partenon, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), é referência em educação em saúde, atendimento ambulatorial, assistência e ensino em tuberculose e Aids no Rio Grande do Sul. Foi criado a partir da campanha nacional de controle da Tuberculose, de 1947, que definia a internação dos pacientes como estratégia de combate à doença. Dentro dessa política de saúde, uma parceria entre Estado e União garantiu a fundação do sanatório, em 27 de janeiro de 1951. Em 1957, 31 freiras ingressaram na instituição, atuando em áreas como serviço social, fisioterapia e nutrição.
O Complexo HSP - Ambulatório, Internação e Serviço de Atenção e Terapêutica em HIV - realizou em 2005 cerca de 50 mil consultas em diversas áreas (radiologia, enfermagem, serviço social, psicologia), mais de 300 internações e 100 mil procedimentos (vacinas, atendimentos de fisioterapia, endoscopia, exames radiológicos).