Evento em Porto Alegre marca Dia Mundial da Hemofilia
Publicação:
Um encontro da comunidade hemofílica do Estado nesta quarta-feira (23) vai marcar o Dia Mundial da Hemofilia, comemorado internacionalmente em 17 de abril. O evento “Avanços no tratamento da Hemofilia” vai debater os serviços públicos do SUS oferecidos aos pacientes hemofílicos, além de abordar as novidades no tratamento da doença e nos programas governamentais de distribuição de medicamentos.
Palestras e debates ao longo da manhã vão apresentar a realidade e o tratamento da doença no Brasil. O encontro será realizado a partir das 8h30 no Auditório do Comando Ambiental da Brigada Militar (Av. Bento Gonçalves, 3850, Partenon, Porto Alegre), ao lado do Hemocentro do Estado do RS – Hemorgs.
A Clínica de Hematologia do Estado é referência no atendimento multidisciplinar ambulatorial de portadores de coagulopatias hereditárias. Os pacientes dispõem de uma equipe formada por médicos hematologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiã-dentista, assistente social e psicóloga. São cerca de 1.450 pacientes registrados no Rio Grande do Sul. A Clínica também coordena no Estado a distribuição de fatores de coagulação aos pacientes e aos hemocentros regionais.
O evento é uma promoção da Clínica de Hematologia do Hemocentro do Estado, administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), Associação dos Hemofílicos da Região Nordeste do RS e Federação Brasileira de Hemofilia.
Programa
- 8h: Recepção
- 8h40: Abertura (Direções FEPPS, SES, Federação Brasileira de Hemofilia - FBH, Hemorgs, Clínica de Hematologia).
- 9h: Palestra “Profilaxia e aderência ao tratamento em hemofílicos”, com a Dra. Frederica Cassis, psicóloga do Hospital de Clínicas da USP.
- 9h40: Palestra “Novas perspectivas à pessoa com hemofilia”, com a presidente da FBH, Tânia Pietrobelli.
- 10h20: Palestra “Visão médica da profilaxia”, com Clarissa Ferreira, médica hematologista da Clínica de Hematologia do RS.
- 11h: Mesa redonda “A voz do paciente”, com palestrantes autoridades e pacientes
- 12h: Encerramento
Texto: Elton Augusto dos Santos