Estado terá pontos de coleta de sangue estendidos em Bagé, Frederico Westphalen e Sapucaia do Sul

A imagem mostra uma profissional de saúde segurando uma bolsa de sangue no momento em que uma pessoa, deitada na cadeira, faz a doação.
Pontos de coleta farão captação de sangue pelos hemocentros regionais - Foto: Luan Martins

A secretária da Saúde Arita Bergmann esteve reunida com o secretário municipal de Saúde de Bagé, Michelon Apoitia, nesta quarta-feira (12/1) para tratar da criação de um Ponto de Coleta de Sangue, que funcionará como extensão do Hemocentro de Pelotas (Hemopel). O encontro também contou com a participação da diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), Kátia Brodt, da diretora da assessoria jurídica, Lisiane Rodrigues Alves e da coordenadora da 7ª Regional de Saúde, Eliana Silveira.

“A iniciativa visa a facilitar a vida do cidadão e potencializar a captação de sangue no Estado”, afirmou a secretária Arita. "Com esse ponto, vamos aumentar a coleta de sangue na região sul, pois Bagé é uma cidade pólo”, explicou.

O secretário Michelon frisou que “este ponto de coleta é um passo muito importante para a nossa região”. Ele informou que a coleta na Santa Casa de Bagé vai beneficiar os municípios próximos como Aceguá, Lavras do Sul, Candiota, Hulha Negra e Dom Pedrito.

Secretária Arita, em pé, entre a diretora do DESH, Katia Brodt e o Secretário de Saúde de Bagé. Os três estão de máscara.
Secretária Arita recebe secretário municipal de Bagé para tratar de ponto de coleta de sangue jpeg 2 - Foto: Divulgação SES/RS

O ponto de coleta será implementado nas dependências da Santa Casa de Caridade de Bagé e contará com uma equipe da área de enfermagem, que receberá treinamento para as atividades de captação. Cabe ao Hemopel a supervisão do serviço, o treinamento e a disponibilização dos insumos necessários para a captação de sangue. A disponibilização de Recursos Humanos e o espaço para instalação do ponto ficarão a cargo do gestor municipal e da instituição hospitalar.

A diretora do DESH, Katia Brodt disse que essa iniciativa tem por objetivo ampliar o acesso à doação de sangue. Segundo ela, “os pontos de coleta só serão criados em municípios que não possuem serviços hemoterápicos com esta finalidade e se destinam a coletas externas pelos hemocentros.”. Ela também salientou que é fundamental a mobilização dos doadores.  " Doadores fidelizados e parceiros são essenciais para que possamos manter a coleta regular e os índices adequados de sangue para salvar vidas”.

Para a formalização da iniciativa, um termo de cooperação será firmado entre a SES/RS, por meio do DESH, com a secretaria municipal de Bagé e com a Santa Casa. Para dar início ao funcionamento do ponto de coleta da Santa Casa de Bagé, um evento deverá ser realizado no local, com data a ser definida.

Com este mesmo modelo também serão criados pontos de coleta estendidos nos municípios de Frederico Westphalen, vinculado ao Hemocentro Regional de Passo Fundo e em Sapucaia do Sul, vinculado ao Hemorgs de Porto Alegre.