Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado recebe mais 38,6 mil doses da vacina da Pfizer

Publicação:

Dois funcionários (de máscara) olham para a frente e carregam uma caixa grande.
Caixas com imunizante da Pfizer chegaram em avião que pouso perto das 14h desta quinta, feriado de Corpus Christi - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Editado: Mudanças no transporte das vacinas às CRSs ocorreram devido ao limite de carga que pode ser transportado pelo avião da Brigada Militar.

Neste feriado de Corpus Christi, 38.610 doses de vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer chegaram ao Estado, enviadas pelo Ministério da Saúde. O avião, vindo de Guarulhos (SP), pousou pouco antes das 14h desta quinta-feira (3/6) no aeroporto da capital.

Juntamente com as 356.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz recebidas na quarta-feira (2/6), serão distribuídas às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) na sexta-feira (4/6). Os lotes serão utilizados na imunização de trabalhadores da educação, trabalhadores portuários, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes.

As vacinas serão entregues às CRS mais distantes da capital com auxílio de aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil. Um helicóptero da Polícia Civil sairá às 10h da sexta (4) com destino Santa Maria, carregando as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª (Alegrete).

No mesmo horário decolará um avião da Brigada Militar, com pousos previstos em Erechim, onde deixará a carga da 11ª (Erechim); em Palmeira das Missões, onde deixará as cargas da 2ª CRS (Frederico Westphalen) e 15ª (Palmeira das Missões); e em Santo Ângelo, onde deixará as caixas das 9ª CRS (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa), e 17ª (Ijuí).

As vacinas das 3ª (Pelotas), 5ª (Caxias do Sul), 6ª (Passo Fundo) e 7ª (Bagé) CRSs serão transportadas por via terrestre por veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e as demais CRS poderão buscar durante o turno da manhã as doses correspondentes aos municípios de sua abrangência na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital.

Texto: Marília Bissigo/Ascom SES
Edição: Marcelo Flach/Secom

Secretaria da Saúde