SES capacita profissionais sobre atendimento à tuberculose
Com média de casos 40% acima da média nacional, evento reúne profissionais em Porto Alegre
Publicação:
Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou 5.327 casos novos de tuberculose. A incidência, de 46 casos a cada 100 mil habitantes, fica mais de 40% acima da média nacional, de 32 casos. Qualificar a assistência aos portadores da doenças, assim como possibilitar mudanças no cenário epidemiológico, é o objetivo da capacitação “Manejo clínico da tuberculose em adultos”, organizada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) da Secretaria da Saúde (SES), em parceria Ministério da Saúde, que começou nesta terça-feira no Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre.
O evento reúne 86 participantes, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive do sistema prisional, que fazem parte de todas as Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado, contando com palestrantes da Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde.
No primeiro dia dia, os participantes discutiram a prevenção primária e secundária à doença e os processos de notificação, investigação, acompanhamento e encerramento de casos, com a participação da doutora em infectologia e medicina tropical Liliana Romero Vega; do professor Francisco Beraldi, das Faculdades Pequeno Príncipe, e coordenador regional de tuberculose da Secretaria da Saúde do Paraná; e da enfermeira e professora da Universidade Estadual de Maringá (PR) Gabriela Magnabosco.
A ação se integra à meta do país, em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), de eliminar a doença como problema de saúde pública até 2030. Atualmente, 10,6 milhões adoecem com tuberculose todos os anos no mundo, com 1,3 milhão de óbitos
“O Rio Grande do Sul tem um número de casos considerável, com taxas de incidência maiores e taxas de cura menores do que a média do país”, explicou a coordenadora do PECT, Carla Jarczewski. “O evento busca capacitar profissionais que trabalham com tuberculose”.
A capacitação continua nesta quarta-feira, a partir das 9h.