Estado participa de ação contra a dengue em Porto Alegre
Publicação:
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, esteve hoje (3) à tarde na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre. Ele participou de uma ação contra o mosquito da dengue em parceria com a prefeitura da Capital. O titular da SES, acompanhado de moradores, visitou domicílios que podem se tornar ambientes propícios para o inseto. A comunidade recebeu orientações de como descobrir possíveis focos em latas, garrafas, pneus velhos e nas caixas d´água. Agentes de saúde do Estado e do município distribuíram tampas para fechar os depósitos de água. O prefeito José Fogaça e o secretário municipal da Saúde, Pedro Gus, também estiveram presentes. O encontro ocorreu na sede da Cooperativa Mista de Produção e Serviços do Arquipélago.
Para Osmar Terra, é difícil lutar contra uma epidemia, "mas se isso ocorrer nós temos que estar preparados para que a doença fique em apenas alguns pontos e que esses sejam identificados e monitorados de perto". O secretário elogiou o trabalho realizado pelos habitantes da Ilha. "Aqui, a água encanada é escassa. É uma zona de reciclagem e sempre pode ficar, não por culpa das pessoas, um copo ou uma lata que pode se transformar num criadouro", declarou o secretário da saúde estadual, salientando a importância do envolvimento de toda a sociedade no combate à dengue.
O prefeito José Fogaça reconheceu o esforço da comunidade e salientou: "o Estado está vivendo uma situação difícil e a nossa luta deve ser permanente. A Ilha dos Marinheiros é o lugar onde é mais provável que o mosquito apareça de forma intensa. No entanto, aqui temos o menor índice de infestação".
Alvorada
Na manhã desta quinta-feira, soldados do 3º Batalhão de Polícia do Exército e do 8º Batalhão de Logística e técnicos da SES e da prefeitura de Alvorada fizeram mutirão de busca de focos do mosquito transmissor da dengue em Alvorada. Eles atuaram na Vila Americana.
Desde o ano passado soldados do exército são capacitados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à SES, para combater o mosquito da dengue. No inicio de 2007, 215 militares foram preparados pelo Cevs para as atividades.
Alvorada possui 190 mil habitantes e fica a 30 km da Capital. Alvorada e Porto Alegre são os municípios da Região Metropolitana que possuem maior incidência de focos do mosquito Aedes Aegypti, segundo o Cevs.
Números
Segundo levantamento do Cevs, no final da tarde de hoje, eram 478 casos notificados no RS, sendo 461 na área epidêmica (regiões Norte e Noroeste) e 17 em Porto Alegre e arredores: Alegria (2), Aratiba (1), Boa Vista do Buricá (2), Bossoroca (2), Campina das Missões (2), Campo Novo (1), Cândido Godoi (3), Carlos Gomes (1), Catuípe (1), Cerro Largo (2), 16 de Novembro (1), Entre-Ijuís (1), Erechim (32), Getúlio Vargas (1), Giruá (245), Guarani das Missões (3), Horizontina (8), Ijuí (4), Independência (10), Novo Machado (3), Pirapó (1), Porto Mauá (2), Porto Xavier (2), Rolador (3), Roque Gonzalez (2), Santa Rosa (45), Santo Ângelo (13), Santo Antônio das Missões (5), Santo Cristo (4), São José do Inhacorá (1), São Luiz Gonzaga (4), São Miguel das Missões (3), São Pedro do Butiá (1), São Valentim (1), Senador Salgado Filho (7), Sete de Setembro (1), Severiano de Almeida (1), Três de Maio (32), Tucunduva (4) e Tuparendi (4). Em Porto Alegre existem 10 casos sob investigação do Laboratório Central do Estado. Em Novo Hamburgo são quatro casos suspeitos com um já descartado e em São Leopoldo, três. Todos da Região Metropolitana ainda dependem de resultado das análises laboratoriais.