Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado institui programa Remédio em Casa

Publicação:

 

Uma iniciativa pioneira do governo gaúcho, por meio da Secretaria da Saúde, oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 60 anos, desde esta quinta-feira (1º), a possibilidade de receber medicamentos excepcionais e especiais em seus domicílios. A medida RS Amigo do Idoso faz parte da política pública do governo do Estado em atenção a pessoas da terceira idade e segue princípios do Estatuto do Idoso.

 

"Somos um governo que respeita a cidadania. Este é um compromisso de campanha, e nossa cautela orçamentária permite lançar este programa com toda a segurança", disse Yeda Crusius, ao destacar que o governo do Estado está cada vez mais próximo das pessoas, inclusive dentro de suas casas, conhecendo sua realidade e atendendo suas necessidades.

 

Com o lançamento deste novo programa - chamado Remédio em Casa para Idosos -, pela governadora Yeda Crusius, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), serão beneficiados inicialmente cerca de 25 mil pacientes do SUS que precisam de tratamentos para doenças como Alzheimer, Parkinson, osteoporose, glaucoma, depressão e hiperplasia de próstata. Já o encaminhamento de medicamentos básicos de grande uso, como aspirina, antibióticos mais comuns e remédios para controle da pressão arterial, fica a cargo dos municípios.

 

O secretário da Saúde, Osmar Terra, informou que o custo do programa é de R$ 45 milhões. No Estado, o número de usuários de medicamentos especiais e excepcionais é de 115 mil pessoas, que serão atendidas em sua totalidade numa segunda etapa. "O objetivo é distribuir medicamentos para todas as pessoas que utilizam esse tipo de medicamentos, e iniciamos por aquelas acima de 60 anos", disse Terra.

 

A primeira etapa do programa contemplará a entrega de medicamentos não termolábeis (que não requerem refrigeração) e não-sujeitos a controle especial. A segunda fase incluirá a entrega de remédios sujeitos a controle especial, depois da obtenção, pelos Correios, de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E na terceira etapa, serão remetidos medicamentos termolábeis. Para este procedimento, os Correios solicitaram 90 dias para se adaptarem ao atendimento da demanda.

 

Após assinar o decreto criando o programa, a governadora entregou em mãos a primeira remessa de medicamentos à carteira Cristiane Marques, que fez a entrega a Jandira Lopes de Souza, moradora do bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. Na presença de prefeitos, vereadores, servidores públicos e representantes da terceira idade, Yeda recebeu cumprimentos e foi saudada pelo Clube de Mães Arco-Iris, de Esteio.

Secretaria da Saúde