Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado inaugura base do Salvar/Samu em São Leopoldo

Publicação:

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, inaugurou na manhã de hoje (11), em São Leopoldo, mais uma base do Salvar/Samu Metropolitano. A equipe do Salvar, no município, atuará com 50 profissionais, entre médicos, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e motoristas. O atendimento de urgência e emergência da base contará com quatro veículos: um de suporte avançado, um de intervenção rápida e duas viaturas de suporte básico. De acordo com Osmar Terra, o Salvar tem o objetivo de integrar o atendimento na Região Metropolitana, aliviando a demanda na Capital. "Além disso, em curto prazo de tempo, todas as cidades próximas serão atendidas, na média, em 10 minutos."

 

O prefeito leopoldense, Ary Vanazzi, afirmou que os profissionais que atuarão para o Samu já estavam em processo de treinamento há oito meses. "Esses profissionais estão capacitados para salvar vidas. Além disso, queria afirmar que o serviço funciona no município graças ao governo federal, estadual e municipal. "A União entra com 50% e nós e o Estado com 25% cada nos repasses das verbas." O Salvar de São Leolpoldo está em atividade com atendimentos desde a manhã dessa segunda-feira e é acionado através do número 192.

 

A solenidade de inauguração do serviço ocorreu no Auditório do Hospital Centenário, na avenida Theodomiro Porto da Fonseca, nº799. A base do Salvar/Samu Metropolitano de São Leopoldo foi instalada ao lado do hospital da cidade. A base possui acomodações para os profissionais como quartos, cozinha, banheiros e uma sala para reuniões.

 

Até agora já foram instaladas 14 bases do Salvar na Região Metropolitana de Porto Alegre, cobrindo uma população em torno de 2,7 milhões de pessoas. As cidades onde o serviço já possui bases são Alvorada, Canoas, Charqueadas, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Taquara, Triunfo, Sapucaia do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Viamão e, agora, São Leopoldo.

Secretaria da Saúde