Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado garante atendimento no Hospital Espírita de Porto Alegre

Publicação:

O aporte financeiro do Estado no valor de R$ 720 mil garantiu a continuidade do atendimento do Hospital Espírita de Porto Alegre. A declaração foi feita esta manhã (9/3), pelo diretor executivo da instituição, Newton Cochlar, durante a visita do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, à entidade. Acompanhado da chefe da Seção de Saúde Mental, Vera Lúcia Stringuini, da diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (Daha) da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), Aglaé Regina da Silva, e de técnicos do hospital, o secretário percorreu as instalações checando as melhorias implementadas com recursos do governo do Estado. Na ocasião, Cochlar frisou a importância deste recurso que permitiu o pagamento de fornecedores, a aquisição de alimentos e de medicamentos aos usuários. "Sem esta verba o hospital teria fechado", desabafou Cochlar.

O convênio assinado entre a instituição e a SES, em 2003, prevê ainda, o pagamento de mais duas parcelas mensais de R$ 120 mil. Segundo Aglaé Silva, há um ano, a situação do hospital era caótica, estando à beira de fechar suas portas. Menos de um ano depois, a situação é outra. "Hoje, estou satisfeito com o que vi aqui. O Hospital tem um importante papel no atendimento aos portadores de sofrimento mental e queremos que se torne referência no tratamento psiquiátrico", antecipou Terra.

O Hospital tem 500 leitos, 80% destes destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A transferência de recursos possibilitou a reforma, permitindo a modernização da estrutura física do hospital e a ativação de atividades terapêuticas, entre outros serviços.
Secretaria da Saúde