Estado e municípios organizam rede de atendimentos especializados no interior para desafogar hospitais da capital

A imagem mostra a secretária e participantes observando a live que está sendo projetada no telão que está a sua frente.

Com intuito de organizar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) referente a consultas, exames e cirurgias em oito especialidades médicas, a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) realizaram uma pactuação, nesta quarta-feira (10/2), que define as referências hospitalares em diversas regiões do Estado. A discussão ocorreu durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores municipais e estaduais para deliberar sobre as normativas do SUS no território gaúcho.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, a resolução fortalece os serviços de saúde no interior do Estado, que poderá prestar assistência médica especializada mais perto da residência dos usuários. O objetivo é diminuir a necessidade de enviar pacientes para a Porto Alegre para realizar alguns tratamentos, como, por exemplo, varizes ou correção de estrabismo. Foram pactuadas as referências em cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, coloproctologia, gastroenterologia, ginecologia e urologia.

“Precisamos descentralizar os atendimentos especializados no Estado e desafogar os hospitais da capital. Fizemos um mapeamento das possibilidades de atendimento em todas essas especialidades no interior”, explicou Lisiane.

O presidente do Cosems/RS e secretário de Saúde de Canoas, Maicon Lemos, disse que “hoje é um dia importante para a saúde gaúcha. Essa pactuação vai facilitar o acesso do usuário do SUS aos serviços de saúde, ao trazê-los para mais próximo de onde as pessoas moram. Foi uma construção conjunta que ajuda o cidadão”.

Acesse aqui a Minuta de Resolução CIB/RS.

Rede de Frio
Durante a reunião da CIB também foram pactuados os critérios de distribuição de 350 câmaras frigoríficas para a Rede de Frio do Programa Estadual de Imunização, para armazenar e conservar insumos como vacinas. “Metade dos equipamentos chegam na segunda quinzena de fevereiro e a outra metade em março. Vamos precisar desse reforço quando as campanhas de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe se sobrepuserem”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.