Estado e município discutem serviços para idosos em Passo Fundo
Publicação:

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, discutiram, nesta quarta-feira (1º), a possibilidade de ampliação dos serviços no centro de referência de saúde do idoso, no município.
Inaugurada no final de novembro, a unidade já realizou 500 atendimentos em áreas como cardiologia, fonoaudiologia, urologia e ginecologia à população acima dos 80 anos, os chamados superidosos. O controle é feito pelas unidades de saúde de Passo Fundo, que encaminham os pacientes conforme a necessidade.
Segundo o vice-prefeito, o objetivo é ampliar o atendimento a partir dos 60 anos, com apoio do Estado. “Começamos acima dos 80 para atender quem mais precisa. Também trabalhamos com a prevenção, com 50 grupos de convivência nos bairros, CTGs e outros lugares, e serviços como pilates e atividades como aulas de violão e música”, explicou.
Arita Bergmann acenou com a possibilidade de o município receber um dos ambulatórios do idoso que o Estado pretende criar durante a atual gestão. O modelo é o ambulatório inaugurado no Hospital Regional de Santa Maria, em outubro passado, que atende 190 pacientes por mês e é o primeiro do Rio Grande do Sul focado na população a partir dos 60 anos. “Além da equipe multidisciplinar, conta com profissionais como geriatra”, explicou a secretária da Saúde. “Pretendemos implantar sete ambulatórios do idoso neste formato, um por macrorregião de saúde”.
Também na reunião, a diretora adjunta do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps), Fernanda Torres de Carvalho, disse que serão encaminhadas informações para capacitar os profissionais do município sobre as peculiaridades para avaliar e preparar os pacientes idosos para atendimento, apontando, por exemplo, os casos mais urgentes. “A gente precisa olhar o idoso como um todo. Questões de mobilidade, de saúde neurológica, de Alzheimer e Parkinson, entre outros”.