SES e município de Garibaldi buscam manutenção de leitos de UTI na Serra pós-pandemia

A secretária e o prefeito conversam, de pé e de máscara, na frente do painel com as fotos dos antigos secretários no 6º andar do CAFF. O prefeito está falando.
Prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, visitou a secretária Arita Bergamnn, nesta quinta (17) - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A secretária Arita Bergmann recebeu nesta quinta-feira (17) o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin. O objetivo foi debater uma demanda para a Serra Gaúcha: a manutenção dos dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Beneficente São Pedro após a pandemia da Covid-19.

Hoje, os leitos estão habilitados temporariamente para receber exclusivamente pacientes da Covid-19, mas a ideia é torná-los permanentes e aptos a receber pacientes dos demais agravos. “Este pleito é antigo. Há mais de 30 anos que nossa cidade e a região precisam de leitos de UTI mais próximos. Quando um cidadão garibaldense necessita internação em um leito de UTI, precisamos comprar um espaço de outro hospital mais longe, às vezes até mesmo judicialmente. É essencial que esses leitos sigam em funcionamento no município, para trazermos segurança à comunidade”, disse o prefeito Antonio.

A secretária Arita ressaltou que a pandemia da Covid-19 deixará um legado para a população do Estado, que é o reforço na assistência hospitalar e o aumento da oferta de leitos.

A secretária e o prefeito posam, de pé e de máscara, na frente do painel com as fotos dos antigos secretários no 6º andar do CAFF.
- - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES