Estado e governo federal discutem em Brasília ações de auditoria do SUS
Publicação:

O diretor do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Deasus), Bruno Naundorf, se reuniu nesta quarta-feira (12), em Brasília, com a da direção da Auditoria Geral do SUS (AudSUS) o alinhamento de ações no âmbito do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).
Antes denominada Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), a AudSUS atua na assistência direta e imediata à ministra da Saúde, Nísia Trindade, e tem a responsabilidade da auditoria interna do SUS, com avaliação independente e objetiva das políticas públicas de saúde e a aplicação dos recursos federais, coordenando o Sistema Nacional de Auditoria, do qual o Deasus faz parte.
No Estado, o Deasus atua também na lógica de auxiliar as instâncias de governança no fortalecimento do SUS através das melhorias recomendadas nos aspectos de legalidade, economicidade, eficiência, eficácia ou efetividade, detectando falhas, irregularidades e oportunidades de aperfeiçoamento também em relação aos recursos aplicados pelo Estado.
Na reunião, os diretores do Deasus, Bruno Naundorf, e da AudSUS, Alexandre Alves Rodrigues, e a oordenadora geral de Inovação de Promoção do SNA, Adelina Feijó discutiram ações de alinhamento e a busca de soluções, normatizações e padronizações que orientem as melhores práticas de atuação da auditoria interna do SUS, assim como a necessidade de aperfeiçoamento e capacitação dos auditores, que será realizada por meio de cursos, inclusive em nível de especialização, programado para 2023.
“É muito importante que haja este alinhamento e integração das ações no âmbito do SUS e do Sistema Nacional de Auditoria”, destacou Bruno Naundorf. De acordo com ele, ainda este ano deve ocorrer também a visita técnica da AudSUS para discussão de ações conjuntas e aperfeiçoamento do sistema de forma integrada.
"Hoje pretendemos mudar o olhar que a administração e a população têm sobre a auditoria, não apenas como um trabalho investigativo, mas de um instrumento de melhoria da gestão. Uma auditoria com um conceito moderno, exercendo trabalho dentro de um cenário de governança, para implementar a qualidade na prestação do serviço do SUS", ressaltou Alexandre Rodrigues.
"A reunião foi importante porque muitos dos componentes do Sistema Nacional de Auditoria querem retomar o diálogo e proximidade com a AudSUS), que é a unidade central do SNA. O encontro foi bom. Constatamos que estamos alinhados e ficamos satisfeitos em saber que a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul tem um departamento de auditoria bem organizado e com suas políticas definidas".
C