Estado capacita técnicos municipais para combate à dengue nas Missões
Publicação:

Com quase 100 mil notificações e mais de 66 mil casos confirmados de dengue no ano passado e um crescente número de casos desde o início de 2023, a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) intensificou os esforços para capacitar as equipes de saúde dos municípios no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Uma primeira rodada de capacitação ofereceu treinamento a 36 representantes da Vigilância Ambiental, Epidemiológica e da Atenção Básica nos 12 municípios que integram a CRS, no final de janeiro.
O objetivo do encontro, realizado no auditório da CRS, em Cruz Alta, foi orientar os municípios a intensificar as ações de controle do Aedes, transmissor não apenas da Dengue como do zika e chikungunya. Também houve troca de experiências e das respectivas ações de notificação, fluxos de atendimento e encaminhamento de amostras.
Houve a apresentação às equipes das novas estratégias de combate à dengue da Secretaria da Saúde, como a divulgação de comunicados de risco pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a implantação de sistemas de monitoramento e gestão de informações sobre as arboviroses e um canal permanente para troca de informações entre diferentes áreas técnicas, entre outros
“Foi uma atividade positiva, com muitas perguntas. Há uma demanda muito grande na atenção básica no que toca a prevenção”, explicou a coordenadora regional de Atenção Primária da 9ª CRS, Neida Maria da Luz de Jesus. “A ideia agora é que os profissionais repliquem para as equipes nos municípios as ações de monitoramento e de combate ao mosquito”.