Estado auxilia Prefeitura de Viamão na compra de hospital

Compra por R$ 24 milhões será realizada por meio de fundo de apoio financeiro do Estado. - Foto: Guga Stefanello/SES

Foi assinada nesta quarta-feira (12/06) a cédula de crédito que garante R$ 24 milhões para a compra do Hospital Viamão pela prefeitura da cidade. O empréstimo foi contratado junto ao Banrisul por meio do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados sem fins lucrativos, conveniados ao Sistema Único de Saúde, e Hospitais Públicos (Funafir), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Fundado em 1947, o Hospital Viamão pertence desde 2006 a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que está em recuperação judicial. A solução para manter o funcionamento do Hospital foi articulada entre o Governo do Estado, Prefeitura de Viamão, FUC e Ministério Público.

“Temos um sentimento de vitória coletiva e a Prefeitura tomou uma decisão de muita determinação e muita coragem para a garantir o acesso da população à saúde” reconheceu a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, que destacou também a posição do Governo do Estado em auxiliar na construção de uma alternativa.

“É um momento histórico para Viamão, um hospital que serviu à comunidade por mais de 70 anos que agora seguirá servindo com ainda mais qualidade”, comemorou o prefeito de Viamão, Nilton Magalhães. Quem também destacou a construção coletiva para solucionar a situação do Hospital Viamão foi a promotora de justiça Gisele Moretto, do Ministério Público Estadual: “Somos parceiros a buscar o bem comum”, disse a promotora.