Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado aumenta frota de ambulâncias na Região Metropolitana

Publicação:

O programa Salvar/Samu Metropolitano ganhou, nesta segunda-feira (17), um reforço em sua frota de 24 novas ambulâncias, que se somam aos já 36 veículos em funcionamento, totalizando 60 unidades móveis disponíveis.

A entrega das chaves das ambulâncias aos prefeitos e representantes dos municípios que compõem as atuais 14 bases do programa foi realizada pela governadora Yeda Crusius, durante solenidade no Palácio Piratini, com a presença, entre demais autoridades, do secretário da Saúde, Osmar Terra, do coordenador de Urgências da pasta, Rogério Schneider, e do diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.

Realizado através de parceria entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%), que dividem o custeio do serviço, o programa Salvar/Samu terá em breve bases em Sapucaia do Sul e Esteio. Além disso, conta com projeto de expansão regional para atender as regiões do litoral Norte e Sul e Missioneira.

Estão previstos também atendimentos via helicóptero e lanchas, beneficiando, principalmente, municípios da Lagoa dos Patos. Por enquanto, o serviço cobre 46% do território gaúcho e a meta é alcançar 70% de cobertura em 2008, chegando a 100%, como já ocorre em Santa Catarina, até 2010, conforme aunciou o representante do Ministério da Saúde.

Para a governadora Yeda Crusius, a expansão do atendimento móvel de urgência e emergência marca uma nova fase de relação entre o governo federal, governo estadual e municípios. "O governo estadual perdeu a cobertura de boa parte de seu território para outros estados exatamente porque não foi firmado, no passado, um convênio entre esses três entes. Graças a esse convênio é que estamos recebendo a primeira parte das ambulâncias", disse a governadora.

"Estou muito satisfeita de ter rompido essa barreira, pois, a partir do compromisso de gestão do governo estadual, rapidamente teremos os 100% de cobertura", acrescentou. "Este é um governo que quer apresentar seus resultados a partir da gestão. Os poucos recursos que temos retornarão à população na forma de prioridades", afirmou ainda Yeda Crusius.

Atendimentos
Dotadas de equipamentos de última geração, inclusive UTI neonatal, as unidades do Salvar/Samu Metropolitano destinam-se a prestar atendimento pré-hospitalar e hospitalar visando reduzir o número de mortes e seqüelas em traumas e doenças agudas, principalmente cardiovasculares, bem como as envolvendo gestantes e recém-nascidos de alto risco.

O serviço é acessado pelo telefone 192, através da Central Estadual de Regulação das Urgências e Emergências, que funciona no Sanatório Partenon, em Porto Alegre, com quadro de funcionários qualificados e concursados. De acordo com a Secretaria da Saúde, são cerca de 400 deslocamentos por dia, em menos de 12 minutos. O número de ligações recebidas, porém, é de quase 4 mil, das quais 80% são trotes.

Municípios
Das 24 novas ambulâncias, 13 são de suporte básico, nove de suporte avançado e duas de reserva técnica. De acordo com um conjunto de critérios que incluem densidade populacional e fluxo de atendimentos e distâncias rodoviárias, as unidades foram assim distribuídas aos municípios beneficiados: três para Canoas; duas para Alvorada, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro e Guaíba; e uma para Cachoeirinha, Charqueadas, Viamão, Triunfo, Taquara, Sapiranga e Santo Antônio da Patrulha.

No total, a área de abrangência do Salvar/Samu Metropolitano atinge 30 municípios. De acordo com o secretário da Saúde, o reforço da frota, aliado aos investimentos estaduais em hospitais da região metropolitana, reduzirá significamente o encaminhamento de pacientes aos leitos da Capital.
Secretaria da Saúde