Escola de Saúde Pública chega aos 62 anos como centro de produção de conhecimento para o SUS
Publicação:
Criada em 1962, a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), está de aniversário nesta quinta-feira (11/ 07) e chega aos 62 anos como um polo de produção de conhecimento e de formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora da ESP, Teresinha Valduga, comemora a data e informa que “com seis décadas de funcionamento a instituição hoje é um centro de educação e pesquisa em saúde, cumprindo a missão de desenvolver a gestão da educação em saúde coletiva no Estado”. Com ações de formação, educação permanente, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos, a diretora afirma que “a ESP contribui para o fortalecimento do SUS e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população gaúcha”.
Especialização profissional
Em 2024 estão em andamento os programas de residência médica e multidisciplinar, com participação de cerca de 152 alunos. A especialização profissional é disponibilizada em áreas estratégicas da saúde pública. Na residência multiprofissional, em Atenção Básica em Saúde, Dermatologia Sanitária, Saúde Mental Coletiva, Vigilância em Saúde e Saúde Coletiva - Gestão em Saúde. Essa modalidade de residência recebe profissionais de diversas formações em saúde, como psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, enfermeiros, entre outros. Na residência médica tem as opções de medicina de família e comunidade, psiquiatria medicina legal e perícias médicas e psiquiatria da infância e da adolescência.
O programa está presente em nove municípios: Canoas, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Venâncio Aires, São Lourenço e Palmeiras das Missões. Atuam hoje na Escola 39 docentes, além de docentes convidados de outros departamentos e das cooperações técnicas com a Universidade Estadual do RS (UERGS).
Integrada às diretrizes da SES, a escola desempenha permanente e estreita articulação com os demais departamentos da secretaria de acordo com as políticas de saúde formuladas. Também atua em conjunto com outras instituições, como universidades e entidades representativas do setor da saúde e presta assessoria técnica e consultoria direcionada a instituições governamentais e não governamentais.
Em todo o Estado, a ESP tem ações desenvolvidas de forma descentralizada no interior do Estado, por meio dos Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva (Nuresc), situadas nas 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).
Mais informações sobre a ESP estão disponíveis no site da instituição Escola de Saúde Pública/RS