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Entenda qual a funcionalidade do serviço telefônico do Estado Disque Vigilância 150

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Logotipo do Disque 150. Em cima, está escrito Disque Vigilância. Embaixo, Secretaria da Saude do Rio Grande do Sul. E, na ultima linha, 150. O número está envolto por um fio de telefone estilizado.

O serviço do Governo do Estado Disque Vigilância, através do telefone 150, pode ser acionado pela população e por profissionais da saúde em meio a pandemia do novo coronovírus, se houver necessidade de maiores esclarecimentos sobre como proceder em cada caso.

Nesta segunda-feira (16), se enquadram como um caso suspeito de Covid-19 aqueles que viajaram ao exterior nas últimas duas semanas e apresentem febre acompanhada de algum sintoma respiratório, como tosse, espirro ou falta de ar. Também são suspeitas aquelas pessoas que entraram em contato direto com alguém que já esteja sendo investigado pela doença ou tenha diagnóstico confirmado. “Outras situações não serão consideradas suspeitas e não precisarão coletar uma amostra para realização do exame diagnóstico”, explica a coordenadora do Disque Vigilância, Cintia Simoni.

Cintia explica que, se a pessoa não se encaixa nos requisitos para suspeita de Covid-19, deve agir como sempre agiu ao contrair uma gripe ou resfriado: “Você deve se perguntar: em outra situação, eu procuraria o serviço de saúde com os sintomas que eu estou apresentando? Se a resposta for não, seguem as mesmas recomendações de outras doenças, como repouso, muita hidratação e a etiqueta da tosse (tossir e espirrar na dobra do braço ou usar lenços descartáveis), para evitar propagar qualquer outro vírus.” Nestes casos, também deve-se evitar a ida em emergências, tanto para não se expor à circulação de Covid-19, quanto para não congestionar os serviços de saúde. Porém, Cintia ressalta que essas recomendações não se aplicam a idosos e a pessoas com doenças crônicas. “Nestes grupos, qualquer síndrome gripal é grave.” Por outro lado, Cintia segue: “Se a resposta for sim, a ligação para o 150 não substitui uma consulta médica. Nosso telefone é para esclarecimentos de vigilância em saúde e não para atendimentos clínicos.”

Outro ponto levantado por Cíntia é que o Disque Vigilância não é um meio para marcação de coleta domiciliar de amostra para exame diagnóstico. O Governo do Estado não oferece este serviço a domicílio, mas está sendo realizado pela prefeitura de Porto Alegre a moradores do município, nos casos em que a pessoa foi atendida e notificada para coronavírus.

Outras situações
O telefone do Disque Vigilância 150 e o e-mail disquevigilancia@saude.rs.gov.br seguem a disposição para demais esclarecimentos não relacionados a pandemia de Covid-19, como, por exemplo, calendário vacinal, febre amarela e notificações de doenças. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece o Disque Saúde 136, de abrangência nacional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábado, das 8h às 18h.

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