Enfrentamento à gripe no Estado será tema de seminário nesta quinta-feira
Publicação:

A situação epidemiológica e as estratégias de enfrentamento à gripe no Rio Grande do Sul será tema de um encontro, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (21), dirigido aos profissionais de saúde, entidades de classe e gestores. O Seminário Estadual de Influenza ocorrerá durante todo o dia (ver programação) no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro). O evento é promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Não há necessidade de inscrição prévia e as informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3901-1168.
As palestras serão com especialistas da SES, Laboratório Central do Estado, Ministério da Saúde, Sociedade Riograndense de Infectologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, assim como representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Na pauta, estão questões como a situação da Influenza nas escalas mundial, nacional e estadual, vacinação, medidas preventivas, diagnóstico, tratamento e assistência.
O seminário é uma das ações da SES no enfrentamento à gripe. Além do evento, os médicos do Estado receberão uma correspondência com recomendações sobre o uso do antiviral oseltamivir (de nome comercial Tamiflu). Na carta, uma mensagem assinada pelo titular da SES, Ciro Simoni, reforça que também é fundamental a indicação da vacina para as pessoas do grupo de risco e ressalta a importância do tratamento precoce contra a gripe, o que garante maior eficácia do medicamento e reduz as chances de agravamento do quadro clínico.
Campanha nacional
A campanha nacional de vacinação contra a gripe ocorre neste ano entre os dias 15 e 26 de abril. O RS deve receber cerca de 3,1 milhões de doses, que serão destinadas aos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, gestantes (e mulheres que deram a luz há até 45 dias), crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, pessoas com indicação médica, profissionais da saúde e indígenas aldeados.