Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Dia Nacional da Mamografia: Secretaria da Saúde enfatiza importância da prevenção

Em 2024, o Rio Grande do Sul realizou mais de 282 mil exames pelo SUS

Publicação:

Uma mulher de perfil segura uma chapa de raio-x contra a luz, como resultado de um exame de mamografia.
Os dois tipos de mamografia podem ser solicitados via Siscan - Foto: Divulgação/SES

Celebrado em 5 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia propõe a conscientização acerca dos cuidados e sinais de alerta para o câncer de mama. Principal exame para detecção da doença, a mamografia está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser realizado conforme indicações clínicas. 

Atualmente, no SUS, estão disponíveis dois tipos de mamografia, que podem ser solicitados, via Sistema de Informação do Câncer (Siscan), por profissionais médicos e enfermeiros:   

Mamografia diagnóstica: pode ser solicitada em qualquer idade para mulheres sintomáticas, porém em determinadas faixas etárias não é o método mais indicado. Isso porque principalmente nas mulheres jovens, em função da densidade mamária, é dada preferência à ultrassonografia para investigação inicial. 

Mamografia bilateral de rastreamento: é indicada para mulheres de 50 a 69 anos, assintomáticas, a cada dois anos, para identificação de alterações suspeitas de câncer de mama. Homens trans e pessoas não binárias, designadas como mulheres ao nascer e que mantêm as suas mamas, também estão incluídos na recomendação.  

De acordo com dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), em 2024, até o mês de novembro, foram realizadas 282.765 mamografias no Estado, sendo 259.234 exames de rastreamento e 23.531 mamografias diagnósticas. A realização do exame em tempo oportuno é uma das maneiras eficazes de combater o diagnóstico tardio e a mortalidade por câncer de mama. 

Câncer de mama 

Os sinais e sintomas mais comuns de câncer de mama são: aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos; edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; pele avermelhada e quente; descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.    

Rastreamento 

Para mulheres com menos de 50 anos só é recomendado para os casos de alto risco, a partir dos seguintes critérios:   

  • Mulheres e homens com mutação ou parentes de 1° grau (materno ou paterno) com mutação comprovada dos genes BRCA 1/2, ou com síndromes genéticas.   

  • Mulheres com história pessoal de câncer de mama.   

  • Mulheres com história de radiação torácica antes dos 30 anos.  

 Também é recomendado para os casos de mulheres com um dos seguintes históricos familiares: 

  • Familiar de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama em idade inferior a 50 anos; ou 

  • Familiar de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama bilateral; ou  

  • Familiar de primeiro grau com de câncer de ovário, em qualquer faixa etária; ou 

  • Familiar homem com diagnóstico de câncer de mama, independentemente da idade.   

A solicitação do exame pode ser feita por profissionais médicos e enfermeiros, em todas as unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde. A partir da identificação de suspeita ou confirmação de câncer, encaminha-se a pessoa ao serviço especializado em oncologia para definição de tratamento. 

O Boletim Epidemiológico da Situação do Câncer de Mama, lançado em outubro de 2024 pela Secretaria Estadual da Saúde traz a análise de indicadores de adesão às diretrizes de rastreamento, incidência e mortalidade pela doença e informações sobre a qualidade das mamografias de rastreamento realizadas no ano de 2023 no Rio Grande do Sul. O documento está disponível aqui: 

https://admin.estado.rs.gov.br/upload/arquivos/202410/boletim-epidemiologico-cancer-de-mama-no-estado-do-rio-grande-do-sul-versao-final-2.pdf

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde