Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Dia do doador de sangue movimenta Hemocentro em Porto Alegre

Publicação:

Secretária adjunta Ana Costa esteve entre as dezenas de doadores nesta sexta-feira no local.
Secretária adjunta Ana Costa esteve entre as dezenas de doadores nesta sexta-feira no local. - Foto: Divulgação/SES

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, levou um bom público ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre. A previsão era de que até o final do dia cerca de 100 pessoas comparecessem ao local para o ato solidário. Ainda em alusão à data, o Hemorgs estará aberto também neste sábado (15/06) para aqueles que fizeram o agendamento prévio pela internet.

As atividades no local nesta sexta-feira tiveram algumas celebrações especiais, como distribuição de brindes, totem para registro instantâneo de fotos para lembrança da data e apresentação da Banda de Música da Ajudância Geral da Brigada Militar. O Hemorgs também participou durante do dia das ações alusivas à doação de sangue no Largo Zumbi dos Palmares, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Uma das pessoas que compareceram ao local para doar sangue nesta sexta-feira foi a secretária adjunta da Secretaria da Saúde, Ana Costa. “Estamos aqui hoje para cumprir um papel importante de cidadania, lembrando que precisamos de sangue o ano inteiro. Aqueles que são doadores e que podem doar, façam esse gesto de amor, de carinho e que salva vidas”, ressaltou a secretária adjunta.

Agendamento para o sábado

Neste sábado (15/06), o Hemorgs estará aberto das 8 às 12 horas para receber doadores agendados pelo link desh.ageenda.com.br. Foram disponibilizadas 120 vagas para agendamento prévio, que até a tarde desta sexta-feira ainda não estavam todas preenchidas. O Hemocentro em Porto Alegre fica no bairro Partenon, na Avenida Bento Gonçalves, 3722.

Para as doações em outros dias, a coleta pode ser tanto agendada, como diretamente no hemocentro, por ordem de chegada. Ao contrário do que ocorreu em maio, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, quando os estoques estiveram em patamares elevados pelo aumento das doações em 29% comparado à média dos últimos cinco anos, em junho o volume dos estoques estão baixando e são necessários todos os tipos de sangue.

Secretaria da Saúde