Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Crianças confundem detergente com refrigerante

Publicação:

Em 2007, 934 crianças, de zero a 14 anos, intoxicaram-se com produtos de limpeza. Os dados, do Centro de Informação Toxicológica do RS (CIT), demonstram que a população precisa se conscientizar em não deixar esses materiais ao alcance dos pequenos. Para o químico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Álvaro Antunes, a venda, por parte de ambulantes, de detergentes reembalados em garrafas PET provocam muitos acidentes. "A criança pensa que é refrigerante, já que a garrafa é igual e acaba tomando", explica. Além disso, a fabricação é ilegal, pois não passa pela Anvisa e nem por fiscalização.

 

O químico informa que os incidentes são provocados até por brinquedos. A venda de maquiagem para bonecas em lojas de R$ 1,99 apresentam grandes índices de reclamações. "O preço e a facilidade de acesso é um fator que amplia os riscos destes casos de contaminação", informa. A criança termina utilizando nela mesma o produto, o que provoca alergias e doenças na pele.

 

O CIT é um serviço de emergência médica. O Centro mantém um plantão de atendimento 24 horas pelo telefone 0800-721-3000. É importante ter em mãos o rótulo do produto e dados sobre a sua composição química ao ligar para o serviço. Em casos de acidentes, deve-se identificar ainda o horário em que ocorreu e a quantidade que foi ingerida. O consumidor também pode fazer denúncias ao CEVS ou resolver dúvidas através do fone 150- Disque Vigilância ou pelo e-mail scs-dvs@saude.rs.gov.br.

Secretaria da Saúde