Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado e consórcios constroem parcerias para atender vazios assistenciais

Publicação:

Reunião consórcios
Participantes dos consórcios acertaram a contratação de dois profissionais por instituição para atuar na regulação municipal - Foto: Itamar Aguiar/ SES

Consórcios de saúde de municípios gaúchos acertaram ampliar o apoio ao Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) do Estado. Em reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, nesta quinta-feira (15), representantes das entidades definiram que cada consórcio contratará dois médicos reguladores para auxiliar a regulação estadual e combater filas nos atendimentos.

O Gercon é o sistema unificado de marcação de consultas adotado em todo o Rio Grande do Sul. O agendamento é feito pelo Estado em resposta às solicitações das Secretarias Municipais de Saúde, com prioridade para casos mais graves e urgentes, não apenas à ordem de entrada dos pacientes no sistema. A informação fica disponível para o município avisar os pacientes e para os hospitais organizarem a agenda de atendimentos.

Outra vantagem do Gercon é possibilitar a produção de relatórios e estatísticas para ajudar na tomada de decisão dos especialistas na área médica. Há ainda ganho para o Ministério Público e outros órgãos de controle, que têm acesso à situação dos pacientes em caso de demandas judiciais.

Cada consórcio levará aos municípios participantes a proposta de contratação de dois médicos com jornada semanal de 30 horas ou de um médico com carga horária de 40 horas. Os profissionais atuarão gerenciando a agenda de consultas e priorizando os casos mais graves, de acordo com as referências pactuadas para cada local.

“Os consórcios têm um importante papel complementar ao Sistema Único de Saúde e parcerias como essa são um exemplo”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. “Essas ações visam preparar, no futuro, a inserção dos consórcios na rede de saúde pública do Estado”.

Para Marcia Rossatto, presidente da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos e o Estado (Agconp), entidade que reúne 17 consórcios, e prefeita do município de Fortaleza dos Valos, a reunião importante serviu para a consolidar uma parceria entre a entidade e o Governo do Estado. “O objetivo é fazer com que as filas do Gercon tenham uma agilidade maior e que na ponta também se consiga atender com mais agilidade”.

“A gente sabe que tem uma fila grande e os consórcios, com os reguladores mais próximos do Estado, poderão ajudar a agilizar e melhorar o Gercon”, ressaltou a presidente do Consórcio de Saúde Intermunicipal (Consim), Marcia Rodrigues Presotto, prefeita de Novo Barreiro. Ela destacou a importância do Gercon, lembrando de um caso recente.

“Na semana passada, precisamos transferir uma menina de 11 anos de Novo Barreiro para Passo Fundo. Sem precisar ligar para um e para outro, através do sistema, conseguimos transferir. Ela fez a cirurgia na sexta-feira de manhã e é mais uma vida que foi salva por essa agilidade".

Também participaram do encontro os presidentes dos Consórcios do Vale do Jacuí, Armando Mayerhofer, prefeito de Sobradinho; Intermunicipal do Noroeste do Estado (Cisa), Eder Luis Both, prefeito de Chiapetta; e Intermunicipal da Região Nordeste do RS (Cirenor), Ulisses Cecchin, prefeito de Ibiaçá; além do prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro. A próxima reunião está marcada para o dia 12 de julho. 

Secretaria da Saúde