Comitiva de São Paulo conhece experiência de regulação hospitalar do RS
Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul recebeu na tarde de quarta-feira (29) uma comitiva do Estado de São Paulo, que está conhecendo a experiência gaúcha na regulação de leitos e de consultas especializadas contratualizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os sistemas Gerint e Gercon foram apresentados à comitiva paulista.
A secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, ressaltou a importância do Estado ser referência nacional na área de regulação. “É com satisfação que estamos mostrando a nossa experiência, apresentados dados e colaborando com a buscas de solução conjuntas”, destacou Arita.
“Ver a experiência do Rio Grande do Sul e conhecer casos concretos nos dá uma visão de futuro e agora vamos alinhar ações internamente, mas temos todo o interesse de seguir conversando e trocando experiência”, explicou Priscilla Perdicaris, secretária-executiva da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
A reunião foi acompanhada por técnicos das duas secretarias estaduais, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A (Procergs) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). O secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, também acompanhou a reunião.
Gerint e Gercon
O Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) e o Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon) são, respectivamente, sistemas de gerenciamento de internações em leitos clínicos e hospitalares e de consultas com especialistas. Foram desenvolvidos pela Procempa e são utilizados pelo governo do Estado. Os programas permitem uma qualificação do acesso ao SUS e uma unificação das filas de esperas.