Comitiva de Rondônia conhece experiência do PIM
Publicação:

Uma comitiva do Governo de Rondônia está conhecendo a experiência do Programa Infância Melhor (PIM), uma política pioneira desenvolvida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul desde 2003. Formada por representantes das secretárias de Saúde; e de Assistência e Desenvolvimento Social, a comitiva foi recebida pela secretária-adjunta da SES, Ana Costa e pela equipe da coordenação do PIM na quinta-feira (28). Nesta sexta-feira (29), a comitiva de Rondônia acompanha duas visitas domiciliares do PIM no município no município de Taquara.
A secretária adjunta ressaltou as políticas de primeira infância desenvolvidas pelo Rio Grande do Sul e destacou a importância da troca de experiência entre os Estados da federação. “São 20 anos de experiência do PIM e percebemos como o foco na primeira infância auxiliam um desenvolvimento humano mais satisfatório, incidindo na promoção da saúde de forma integral”, disse Ana Costa.
Na avaliação do secretário adjunto de Saúde de Rondônia, Maxwendell Gomes Batista, a visita trouxe muitas ideias e concepções, que poderão contribuir na formulação das políticas públicas. Além de Batista, também fazem parte da comitiva a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria da Saúde, Jakellyne Arruda, e a coordenadora de Programas de Primeira Infância, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Sanuzia Heline Rodrigues.
PIM
Atualmente o PIM está presente em 257 municípios gaúchos, atendendo 288 mil crianças e 67 mil gestantes em 245 famílias. Nos próximos dias serão habilitados mais 210 municípios, ampliando para 467 o número de municípios gaúchos com o programa implantado. O programa é pioneiro no Brasil e referência para outros estados.
Política pública pioneira no Brasil, o PIM é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.