Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Equipe de Goiás conhece no RS a experiência do PIM

Publicação:

Equipe de Goiás conhece o PIM
A comitiva goiana recebeu de Ana Costa um relato sobre as características do programa - Foto: Eliane Iensen/ SES

Representantes da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) estão no Rio Grande do Sul para conhecer o Programa Infância Melhor (PIM). Em visita à Secretaria da Saúde, o grupo, que atua na execução de programas sociais em parceria com o governo e municípios goianos, se encontrou com a secretária adjunta, Ana Costa, nesta terça-feira (29), demonstrando interesse em levar a experiência para o estado da região Centro-Oeste. 

Na reunião, Ana Costa, acompanhada da coordenadora estadual do PIM, Carolina Drügg, fez uma apresentação sobre o programa, que completou 20 anos de existência em abril como uma ação-chave do Governo do Estado na promoção do desenvolvimento integral na primeira infância do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

“O que nos faz viver em equilíbrio são nossos vínculos e nossa esperança. A nossa possibilidade de atuar com grávidas e crianças e dar esperança nos orgulha, pois o PIM empodera as famílias”, disse. 

A secretária adjunta também destacou a importância das parcerias para apresentar o PIM a outros estados. “É uma oportunidade de aproximação. A gente que faz políticas públicas tem muito a aprender e o PIM demandou muito aprendizado”. 

“Nosso foco é a gestante e a puérpera, mas as crianças ainda não atendemos”, disse Rubia Prado, diretora de Programas para a Juventude da OVG. “O PIM dá esse olhar que a gente buscava”. 

Depois do encontro na secretaria, a comitiva acompanhou no município de Guaíba a atividade de uma equipe do PIM, acompanhando a visita a uma das famílias beneficiadas. Mais tarde, o grupo também esteve no lançamento do dashboard e do edital de adesão ao PIM pelo governador Eduardo Leite. 

O PIM

Política pioneira no país que tem como objetivo apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade, o PIM comemora 20 anos em 2023.

A atuação ocorre prioritariamente em regiões com população em situação de vulnerabilidade através de visitas domiciliares e atividades em grupos. É  considerado uma política de baixo custo e elevado retorno social, tendo atendido mais de 245 mil famílias em sua trajetória.

Secretaria da Saúde