Comitiva de Goiás conhece sistemas de regulação do Rio Grande do Sul
Publicação:

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás estão no Rio Grande do Sul para conhecer a experiência gaúcha na regulação de leitos hospitalares. A comitiva foi recebida pelo diretor de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, Eduardo Elsade, e por técnicos da regulação estadual e do município de Porto Alegre.
“O Rio Grande do Sul tem evoluído em modelos de regulação e essa reunião com Goiás é uma oportunidade de contribuir e de fomentar uma cooperação técnica e a troca de experiências e a busca por soluções conjuntas”, explica Elsade.
Segundo a secretária-adjunta da Saúde de Goiás, Anamaria de Sousa Arruda, que integra a comitiva que está no Rio Grande do Sul, a visita tem o objetivo de qualificar os serviços oferecidos nos hospitais que integram a rede de saúde pública goiana. O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde de Goiás, Luciano de Moura Carvalho, também faz parte da equipe que está realizando a visita técnica e conhecendo os modelos de regulação gaúchos.
Gerint e Gercon
O Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) e o Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon) são, respectivamente, sistemas de gerenciamento de internações em leitos clínicos e hospitalares e de consultas com especialistas. Foram desenvolvidos pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e são utilizados pelo governo do Estado. Os programas permitem uma qualificação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e uma unificação das filas de esperas.