Comissão que trata sobre Hospitais de Pequeno Porte tem primeira reunião
Publicação:
A Comissão Técnica para análise e proposições referentes ao modelo assistencial dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) nas Redes de Atenção à Saúde do Rio Grande do Sul teve sua primeira reunião nesta segunda-feira (13), na Secretaria Estadual da Saúde (SES). Instituída pela Portaria SES 85/2023, a Comissão é integrada por diretores da SES e prefeitos representantes de diferentes associações de municípios gaúchos.
No Rio Grande do Sul, um HPP é uma instituição hospitalar com até 30 leitos clínicos. Entre outras especificidades, elas precisam conter, no mínimo, uma equipe formada por médico, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista, sendo a assistência médica e de enfermagem 24 horas; serviço de controle de infecção hospitalar; núcleo de segurança do paciente; laudo de controle da qualidade da água; gerador de energia; registro de manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e dos dispositivos de climatização, entre outros itens.
“Os HPPs são de enorme importância para as regiões. Permitem que as pessoas sejam atendidas nas suas comunidades desde que a unidade tenha condições técnicas de realizar esse atendimento, além de desafogar hospitais maiores”, falou a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. “Vamos fazer um levantamento de quais Pronto Atendimentos de Urgência no Estado possuem condições e interesse em se transformar em um HPP”, completou.
A secretária reforçou ainda que o plano assistencial de cada instituição precisa dialogar com as necessidades de cada município ou região. Em março a Comissão voltará a se reunir, com uma avaliação da capacidade assistencial dos HPPs e quais adequações são necessárias, como de infraestrutura e medicamentos.
O assessor técnico da área da Saúde da Famurs, Paulo Azeredo, disse que a padronização dos critérios para uma instituição ser considerada uma HPP é uma pauta antiga da Famurs e que o trabalho realizado pela Comissão é um importante avanço.
Também estiveram presentes na reunião os prefeitos de Chiapetta, Eder Luis Both, de Caibaté, Amauri Pires da Silva, de Braga, Elemar Argon Pilger, Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim, o prefeito em exercício de Ibiaçá, Jones Cecchin, e o administrador do Hospital Leonilda Brunet, de Ilópolis, Fernando da Gama. Pela SES, estavam presentes técnicos e diretores das áreas de vigilância sanitária, assessoria jurídica e atenção especializada.