Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Com coletas externas e programação especial, Hemocentros do Estado homenageiam doadores e parceiros em novembro

No dia 25, será comemorado o dia nacional do doador de sangue

Publicação:

A imagem mostra uma profissional de saúde segurando uma bolsa de sangue no momento em que uma pessoa, deitada na cadeira, faz a doação.
- - Foto: Luan Martins

No mês em que é comemorado o dia nacional do doador de sangue, no próximo dia 25, os quatro hemocentros estaduais do Rio Grande do Sul – Hemorgs, em Porto Alegre, Hemopasso, de Passo Fundo, Hemopel, de Pelotas, e Hemosm, de Santa Maria – terão em novembro  uma programação de agradecimento aos doadores voluntários de sangue e homenagem aos parceiros. 

Com o tema “Ampliando o acesso à doação voluntária através da Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue”, a programação busca ampliar as doações voluntárias entre a população. Dos 497 municípios gaúchos, apenas 24 possuem locais para realização da doação de sangue. Com os postos externos, foi possível realizar coletas este ano em 22 outros municípios. 

Nos últimos dias, os  hemocentros do Estado vêm solicitando doações de sangue de todos os tipos, preferencialmente os do tipo O. 

Confira as atividades programadas para este mês, com dias e locais:

5/11 

Jaguarão – Santa Casa de Caridade de Jaguarão. Praça Dr. Hermes Pintos Affonso, Centro. A partir das 13h, haverá coleta externa de sangue e agradecimento aos responsáveis pela organização da Rede de Apoio a Doação de Sangue no município, com entrega de certificados. Atividade vinculada ao Hemocentro de Pelotas.  

6/11 

Santo Ângelo – Hospital Regional das Missões. Avenida Antonio Manoel, 701,  Centro. Das 8h às 13h, haverá coleta externa de sangue, com agradecimento especial aos doadores. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Passo Fundo.  

8/11

Lagoa Vermelha – Unidade Básica de Saúde Consoladora. Rua Jorge Moojen, 31,  Centro. Das 9h às 13h, coleta externa de sangue e agradecimento especial aos doadores. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Passo Fundo.

9/11 

São Sepé – Hospital Santo Antônio. Rua Coronel Chananeco, 600, Centro. Das 8h30 às 12h30, coleta de sangue, com agendamento prévio pelos telefones (55) 3233-1171 ou (55) 99174-2047,  e ação especial de agradecimento aos doadores de sangue do dia. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Santa Maria. 

Bagé – Santa Casa de Caridade de Bagé. Rua Gomes Carneiro, 1.350, Centro. Coleta externa, com decoração especial alusiva ao mês do doador, a partir das 9h, com agradecimento e entrega de certificados aos responsáveis pela organização da Rede de Apoio a Doação de Sangue no município. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Pelotas. 

Canguçu – Hospital de Caridade de Canguçu. Rua José Albano de Souza, 140, Centro. Coleta externa de sangue a partir das 9h, com agradecimento aos responsáveis pela organização da Rede de Apoio a Doação de Sangue no município de Jaguarão e entrega de certificados. O local terá decoração especial alusiva ao mês do doador. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Pelotas. 

13/11  

Frederico Westphalen - UBS Dr. Ayres Cerutti. Rua do Comércio, 251, Centro. Das 8h às 14h, coleta externa de sangue, com agradecimento especial aos doadores. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Passo Fundo.   

Santa Maria – Coleta externa no Hospital Universitário de Santa Maria, das 8h às 12h, via agendamento prévio pelos telefones (55) 3213-1794 ou (55) 3213-1798, com ação especial de agradecimento aos doadores de sangue do dia. Ação do Hemocentro de Santa Maria. 

19/11 

Santo Ângelo – Hospital Regional das Missões. Avenida Antonio Manoel, 701,  Centro. Das 8h às 13h, haverá coleta externa de sangue, com agradecimento especial aos doadores e entrega de certificados e agradecimento especial aos organizadores e parceiros. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Passo Fundo.  

Jaguarão – Santa Casa de Caridade de Jaguarão. Praça Dr. Hermes Pintos Affonso, Centro. A partir das 13h, haverá coleta externa de sangue, com decoração alusiva ao mês do doador, e agradecimento às  instituições parceiras nas ações de doação de sangue do município. Atividade vinculada ao Hemocentro de Pelotas.  

21/11 

Sapucaia do Sul – Hospital Getúlio Vargas. Rua Pinheiro Machado, 331, Dihel. A partir das 8h, coleta de sangue de doadores. Às 9h, cerimônia sobre a doação voluntária de sangue, incluindo a importância da participação de parceiros de  segmentos sociais na ampliação do acesso à doação. Agradecimento especial aos gestores, equipe e doadores de sangue, com entrega de certificados. Atividade vinculada ao Hemorgs. 

22/11

Lagoa Vermelha Unidade Básica de Saúde Consoladora. Rua Jorge Moojen, 31. Das 9h às 13h, coleta externa de sangue. Agradecimento especial aos doadores e  agradecimento especial e entrega de certificado aos parceiros. Atividade vinculada ao Hemocentro Regional de Passo Fundo. 

23/11

Porto Alegre Pedalada 1 salva 4.  Concentração no gasômetro às 8hs. Saída para pedalada às 8h30 em rota ainda a definir. Atividade vinculada ao Hemorgs e ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. 

Bom Princípio – Hospital São Pedro Canísio. Rua João de Barro, 57, Paraíso do Vale. Às 8h, inauguração de ponto fixo de coleta, com cerimônia sobre a doação voluntária de sangue, incluindo a importância da participação dos parceiros na ampliação do acesso à doação. Agradecimento especial aos gestores, equipe e doadores de sangue, com entrega de certificados.Atividade vinculada ao Hemorgs.

Hemocentro Regional de Santa Maria Alameda Santiago do Chile, 1-59 - Nossa Sra. das Dores. Abertura com Gre-nal pela Vida, em parceria com os Lions Club até 4/12. das 8h às 12h, coleta com agendamento prévio pelo site https://www.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=1573 ou pelos telefones 3287-2549 ou (55) 98428-8274. 

25/11 

Porto Alegre – Hemorgs. Avenida Bento Gonçalves, 3722, Partenon. Das 8h às 17h30, coleta de sangue de doadores, com horário ampliado para grupos agendados. Às 13h, apresentação do Coral dos servidores (Cores). Às 14h, cerimônia sobre a doação voluntária de sangue, incluindo a importância da participação dos parceiros na ampliação do acesso à doação. Agradecimento especial aos gestores, equipes e doadores de sangue, com entrega de certificados aos parceiros que apoiaram as doações nas coletas externas em 2024.

Doação 

Atualmente, o Hemocentro do Estado distribui sangue e derivados para cerca de 40 hospitais. São necessárias cerca de 100 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. 

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. 

Critérios e adesão    

 Para poder doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos (com desconto de vestimentas). Outros impeditivos temporários ou definitivos podem ser consultados em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.    

 De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população gaúcha doou sangue em 2022, o que representa 18 pessoas a cada mil habitantes e um total de 213 mil de doações. O percentual está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população deve ser doadora. No entanto, se faz necessário de forma continuada reforçar a importância em aumentar o número de doadores para manter os estoques regulares e sem risco de desabastecimento.  

 Rede de apoio    

 A programação integra a Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue, que visa o estabelecimento de ações voltadas à mobilização dos diversos segmentos sociais para a promoção permanente da doação, com o objetivo de manter os estoques de hemocomponentes suficientes para sua disponibilidade em tempo hábil e sem gerar desperdício.    

 Sangue e doações    

 O sangue é um tecido vivo e para preservar as características importantes para o receptor, precisa ser utilizado em determinado espaço de tempo. Para plaquetas, por exemplo, o tempo para uso (ou validade) é de cinco dias e para hemácias, 35 dias.    

 O sangue transporta nutrientes essenciais, oxigênio, hormônios e diversas outras substâncias para todos os tecidos e órgãos do corpo. Algumas situações clínicas podem necessitar de tratamentos com componentes do sangue para manutenção da vida ou recuperação da saúde e não há substituto sintético para o sangue. A matéria prima para a produção dos componentes do sangue para as transfusões depende diretamente das doações realizadas pela população.  

Secretaria da Saúde