Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Cerimônia na Assembleia comemora os 60 anos da Escola de Saúde Pública

Publicação:

A Secretária Arita e um grupo de pessoas está de pé no palco. Duas crianças seguram uma faixa onde está escrito Gratidão.
No final da cerimônia, servidores e ex-servidores que estavam na plateia se reuniram no palco - Foto: Ana Imperatore/ SES

Autoridades, servidores, ex-servidores e diretores da Secretaria da Saúde participaram, nesta sexta-feira (11), no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, da cerimônia pelos 60 anos de criação da Escola de Saúde Pública (ESP). 

Criada pelo decreto 13.812, de julho de 1962, a ESP realiza cursos e treinamentos para formar e desenvolver profissionais nos diferentes campos de saúde pública. É um importante centro de educação e pesquisa para formação e aperfeiçoamento e profissionais de saúde, atuando na educação superior, profissional, continuada e em ambiente de serviço, sob a forma do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS)

“Hoje é um dia de celebração, de emoção, de gratidão”, disse a secretária da  Saúde, Arita Bergmann, durante a cerimônia. Ela lembrou a importância da ESP para a saúde no Estado. “Todo o nosso trabalho só faz sentido se formamos pessoas para atuar no território, nas unidades de saúde, nos serviços de saúde mental, nos nossos hospitais. Essa escola tem um valor imensurável pelo que fez e ainda fará”. 

De pé,atrás de um púpito, a Secretária Arita fala. Do seu lado, duas mulheres e dois homens ouvem, sentados em poltronas.
A secretária da Saúde lembrou a importância da Escola de Saúde Pública para o Estado - Foto: Ana Imperatore/ SES

A diretora da ESP, Teresinha Valduga, citou o papel importante da ciência e da pesquisa no combate à pandemia de covid-19. “Se estamos aqui é porque a ciência mostrou seu valor agilizando uma vacina que salvou vidas”.  Já a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Inara Ruas, ressaltou que a escola é  responsável pela formação dos técnicos responsáveis pela aplicação de vacinas: “Quanto mais se semear ciência e livros, mais vitórias o povo gaúcho vai ter”. 

Para o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, o conhecimento acumulado pela ESP na formação dos profissionais foi importante para se  enfrentar a covid-19 no município. “No pior evento de saúde pública em um século, Porto Alegre estava preparada”.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, preferiu lembrar que o município é um dos sete no Estado com a presença da ESP, citando a ampliação de serviços e leitos locais. “Hoje, temos 15 residentes. Alguns acabam trabalham no município. Além de comemorar os 60 anos de busca de conhecimento, de pesquisa, quero agradecer o retorno que a Escola de Saúde Pública dá para as comunidades”. 

Secretária Arita e mais quatro pessoas (duas mulheres e dois homens) seguram uma placa que está pendurada.
Uma placa será colocada no saguão da ESP para lembrar as seis décadas de existência - Foto: Ana Imperatore/SES

Na cerimônia, Teresinha Valduga, os ex-diretores da ESP Fernando Molina Pires Filho, Marlon Kwitko e Vera Catarina Degani, servidores e ex-servidores foram homenageados com um diploma de reconhecimento por seu trabalho no desenvolvimento da Escola Pública de Saúde.  

Também foi feita a assinatura, pela secretária Arita Bergmann da portaria 1.112, que institui a política estadual de educação permanente em saúde coletiva no Estado, e descerrada uma placa pelos 60 anos da ESP. que será instalada no saguão da escola.   

Secretaria da Saúde