Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Centros de reabilitação de Osório e Canoas recebem habilitação por parte do Ministério da Saúde

Publicação:

A imagem mostra a entrada do CER de Osório.
Osório terá atendimento para reabilitação física, auditiva e visual. - Foto: Divulgação/PMO

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (3) as portarias que habilitam dois centros de reabilitação para pessoas com deficiência no RS: o Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Osório e a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). Ambos serão referências regionais e a expectativa é aumentar a oferta de atendimentos e diminuir, assim, a fila de espera. Cada unidade receberá R$ 2,4 milhões anuais em recursos federais para o atendimento à população.

Centros Especializados em Reabilitação (CER) são pontos de atenção ambulatorial especializados que realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva (próteses e órteses). A unidade de Osório, mantida pela prefeitura, terá atendimentos nas modalidades física, auditiva e visual, sendo referência para todos os 23 municípios do Litoral Norte (que fazem parte da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde). A habilitação permitirá que essa população tenha um atendimento mais próximo de casa, já que hoje esse atendimento é referenciado para Porto Alegre.

Em Canoas, a Acadef já presta atendimentos na modalidade de reabilitação física. A partir da habilitação, a associação passará a ofertar ainda as modalidades auditiva e intelectual para os municípios da Região Metropolitana (1ª Coordenadoria Regional de Saúde).

Secretaria da Saúde