Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Centro de Referência começa a vacinar garimpeiros de Ametista do Sul para proteção à silicose pulmonar

Publicação:

profissional de saúde aplica, de jaleco branco, vacina em trabalhadores do garimpo. Todos estão de chapéu de proteção dentro da mina de Amestista do Sul
Um grupo de trabalhadores recebeu a vacina dentro da mina de pedras preciosas - Foto: Itamar Aguiar - ACS/SES

O novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da região de Ametista do Sul, no norte do Estado, começou a vacinação de garimpeiros dentro das minas de pedras preciosas do município. Até agora, 35 trabalhadores já receberam a vacina Pneumo 13 para proteção à silicose pulmonar — causada pela poeira de sílica presente no ambiente de extração do mineral, o que torna esses profissionais vulneráveis.

O Cerest de Ametista do Sul foi instituído em 27 de junho deste ano, por meio da resolução 332 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), assinada pela secretária da Saúde, Arita Bergmann. Com isso a Unidade Regional de Saúde do Trabalhador (Urest) passou a ser um centro de referência, permitindo a ampliação do serviço para 12 municípios (Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Vicente Dutra, Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul) e para os garimpos da região. A equipe também passou a contar com profissionais de psicologia e fonoaudiologia.

Com perfil focado nos garimpeiros, o centro oferece retaguarda técnica especializada e atende, ainda, o conjunto de todos os trabalhadores da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No caso dos garimpos de Ametista do Sul, o serviço acompanha cerca 1.100 trabalhadores. Conforme a coordenadora do Cerest, Daniela Fontana Gnoatto, estima-se que com a ampliação da cobertura regional, mais 600 pessoas passarão a ser acompanhadas, com exames de rastramento e consultas especializadas.

Foto garimpeiro 3  Itamar Aguiar
Vacina protege e fortalece pulmões dos trabalhadores do garimpo - Foto: Itamar Aguiar - ACS/SES

Inicialmente será feito um levantamento para a cobertura dos novos municípios. "Vamos começar a trabalhar com estes sete municípios para mapear o número de garimpos e de trabalhadores e montar uma estratégia para esses garimpeiros começarem a vir na nossa unidade e fazer o rastreamento e acompanhamento da doença", conta a coordenadora.

WhatsApp Image 2023 07 05 at 16 37 14 (2)
Vacinação começou no dia da assinatura da Resolução CIB - Foto: Itamar Aguiar - ACS/SES

A vacina Pneumo 13, também conhecida como Pneumocócica, deve ser aplicada junto com a vacina anual contra a gripe, favorecendo a proteção pulmonar dos profissionais do garimpo. 

Sobre a silicose pulmonar
A silicose é uma doença pulmonar causada por acúmulo de poeira nos pulmões a partir da inalação de partículas de sílica cristalizada, componente principal da areia. Entre os sintomas, estão o comportamento ofegante, decorrente do esforço físico para respirar, e a febre. Também é comum a manifestação de cianose – cor azulada nas mucosas e/ou extremidades (pés e mãos). Em sua forma mais grave, pode levar à morte. A doença ainda não tem cura, e os tratamentos são paliativos e retardantes.

Pessoas com silicose têm mais probabilidade de desenvolver tuberculose e nocardiose, esclerose sistêmica progressiva, doença renal crônica e câncer de pulmão.

Além da vacina pneumocócica, os trabalhadores também devem receber a vacina anual contra a gripe, usar equipamentos adequados de prevenção e manter hábitos de higiene — como lavar as mãos e não consumir alimentos durante as atividades nas minas.

Secretaria da Saúde