Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hemocentro recebe servidores da Saúde para doação de sangue

Publicação:

IMG 6477

Com a campanha do “Bloco dos que Salvam Vidas”, o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) lembra sobre a importância da doação de sangue antes do período do Carnaval. Nesta época do ano, há uma baixa na oferta de sangue para disponibilizar aos hospitais ao mesmo tempo em que existe um aumento na demanda por hemocomponentes.

Nesta sexta-feira (17), uma equipe de servidores da Secretaria Estadual da Saúde (SES) esteve no Hemocentro para realizar a doação. “A gente tem que fazer a nossa parte. Essa ação realmente salva vidas”, destacou a especialista em saúde, Lenize Ferreira Rodrigues, que há cerca de quatro anos é doadora de sangue sistemática. Ela e outras cinco pessoas do Fundo Estadual da Saúde (FES) foram ao local para doar. “Costumo doar sangue duas vezes por ano”, explica. A servidora começou a doar sangue quando sua sogra precisou fazer uma transfusão. “Foi assim que percebi a importância de doar”.

O colega de Lenize, especialista em saúde do Fundo Estadual, Thyago dos Santos Medeiros, também já viveu os dois lados: o do familiar de quem precisa de sangue e o da pessoa que doa sangue semsaber quem será beneficiado. Ele começou a doar quando o avô precisou de sangue. Depois disso, já doou três vezes. “Acho importante fazermos o que está ao nosso alcance para ajudar os outros. Também sou doador de medula óssea e de órgãos”, declarou Thyago.

Conforme  a coordenadora de Captação do Hemocentro, Gesiane Almansa, a necessidade de doações aumenta no Carnaval por conta das pessoas se colocarem mais em risco, pegando estrada. "Além disso, as pessoas com doenças crônicas seguem precisando de sangue constantemente”.

Gesiane ressalta que o pós-Carnaval é um período crítico, em que são necessárias doações de todos os tipos de sangue para repor os estoques. “O Hemocentro fica sem atendimento ao doador durante o Carnaval, porém, o atendimento aos hospitais é 24 horas, sete dias por semana. Por isso, precisamos que nossos doadores retomem as doações a partir da próxima quarta-feira e mantenham o hábito de doar com frequência”, assinala.



O Hemocentro não abre na segunda e na terça-feira (20 e 21/02). O retorno é na quarta (22), a partir das 13h.

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 3.722, Porto Alegre.
Telefone: (51) 3901-1004.

Integram a Hemorrede do Estado instituições em Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Rosa, Cruz Alta, Caxias do Sul, Alegrete, Santa Maria, Pelotas e Tramandaí, além de pontos de coleta em Bagé, Frederico Westphalen e Sapucaia do Sul.


O que é preciso para doar
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
• Pesar no mínimo 50 kg (com desconto de vestimentas);
• O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
• Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
• Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;
• Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
• Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
• Apresentar documento oficial de identidade com foto.

Quais são os impedimentos temporários
• Gripe ou febre;
• Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
• Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
• Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses;
• Exposição à situação de risco para a aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);
• Herpes labial.

Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem.

Mais informações em Doação de Sangue

Secretaria da Saúde