Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Capacitação sobre agrotóxicos abordará as atribuições legais de órgãos de denúncias

Publicação:

foto em preto e branco de uma mão com lesões nas unhas causadas pro produtos químicos
Agrotóxicos causam doenças crônicas para trabalhadores rurais - Foto: Arquivo / Mano Piovano

Na segunda videoconferência do ciclo de capacitações sobre Agrotóxicos e Linha de Cuidado em Saúde, marcada para a próxima segunda-feira (24/5), às 14h30, será abordado o tema das atribuições legais dos diversos órgãos no atendimento de denúncias envolvendo os agrotóxicos.

“As denúncias geralmente envolvem situações de intoxicação no momento das pulverizações nas lavouras ou em outras situações de risco à saúde pelo uso indiscriminado ou inadequado de agrotóxicos, sejam eles de uso agrícola, veterinário, doméstico ou em saúde pública. São denúncias recebidas pelo Disque Vigilância 150”, explica a bióloga Silvia Medeiros Thaler, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Silvia ainda explica que, muitas vezes, as intoxicações não são percebidas pelos serviços de saúde da Atenção Básica, seja pela dificuldade do diagnóstico, visto que os sintomas são inespecíficos e facilmente confundidos com outros agravos, seja pela desconsideração do contexto ocupacional e ambiental do paciente. Assim, os casos acabam não sendo notificados, e não recebendo o tratamento e o acompanhamento adequados.

“O ciclo de capacitações busca qualificar o serviço de saúde, a fim de superar os desafios que estão postos no desenvolvimento de uma linha de cuidado que contemple não só as populações expostas de forma aguda, mas também aquela que sofre os efeitos da exposição crônica”, conclui a bióloga.

Além da Secretaria da Saúde (SES), a videoconferência terá participação de representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esse é o segundo módulo de um total de nove que serão realizados ao longo de 2021, uma realização do Grupo de Trabalho de Agrotóxicos da SES.

As palestras são destinadas à capacitação de profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, serviços especializados e hospitalares e também na vigilância em saúde. O objetivo é qualificar as ações de prevenção, proteção e promoção à saúde de populações expostas a agrotóxicos.

As inscrições podem ser feitas neste link https://www.even3.com.br/gtagrotoxicos2021_2/. Ao final do ciclo, os participantes que tiverem 70% ou mais de participação receberão certificado.

Acompanhe o evento no canal do Youtube - GT Agrotóxicos SES

Secretaria da Saúde