Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Curso aborda Comunicação Humanizada no processo de doação de órgãos

Publicação:

232698FC F494 4AC5 BBAD 8012A1CEAC3C
Evento da Divisão de Transplantes reuniu equipes multidisciplinares - Foto: Itamar Aguiar / SES

Neste sábado (04), as equipes que irão atuar nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDDOTs) participaram de curso, promovido pelo Departamento de Regulação Estadual – Divisão de Transplantes, da Secretaria Estadual da Saúde. Abordando a Comunicação Humanizada, a capacitação  teve como público-alvo médicos, enfermeiros, psicólogos e profissionais do Serviço Social integrantes das UTIs, que serão os encarregados de realizar a comunicação diante da situação crítica. 

As CIHDDOTs são responsáveis pelo intermédio entre quem atende aos pré-requisitos para doar e quem aguarda na fila de espera por uma doação. Formadas por equipes multidisciplinares, as comissões buscam estabelecer um diálogo acolhedor com a família, com o intuito de viabilizar os transplantes. O objetivo do evento foi conscientizar os profissionais envolvidos no processo sobre a importância da abordagem humanizada.  

Dentro da trajetória da doação, o momento da entrevista é quando os profissionais ofertam aos familiares a possibilidade de doar órgãos, exercendo o devido respeito e acolhimento à perda que a família está passando. Isso porque, de acordo com a legislação vigente, a família é quem decide, no momento do óbito, aceitar ou recusar que a doação seja realizada. “Por esse motivo é tão importante incentivar o diálogo e manter essa conversa ativa. Assim, a família saberá o desejo do indivíduo, oportunizando dar continuidade à vida de outra pessoa (que receberá a doação de órgãos)”, explicou James Cassiano da Silva, assessor técnico administrativo do Departamento de Regulação Estadual – Divisão de Transplantes/RS.  

Todos os profissionais que atuam na entrevista familiar para doação de órgãos são devidamente treinados e habilitados. A capacitação ocorrida neste sábado teve conteúdos teóricos e práticos, incluindo uma simulação de entrevista gravada em vídeo, com a finalidade de proporcionar a avaliação e debate de maneira mais ilustrada. 

O curso Comunicação Humanizada foi dividido em: 

  • Dinâmica sentimentos & comportamentos; 

  • Estratégias de Comunicação e Humanização em Situações Críticas: diálogo e escuta; 

  • Prática Comunicação em Situações Críticas 

  • Técnicas de reformulação da escuta ativa Caso clínico “Morte Súbita”; 

Na sexta-feira (03), o Departamento de Regulação Estadual – Divisão de Transplantes/RS também realizou o curso de Formação de CIHDOTT, voltado para equipes que estejam disponíveis a integrar ativamente a CIHDOTT do hospital a que estão vinculados, atendendo às atribuições e competências. 

Lista de espera

Atualmente a lista de espera de receptores ativos no Rio Grande do Sul é de 2.667 pessoas
, sendo:
 

  • Coração: 13  

  • Córnea: 1.071  

  • Fígado: 186  

  • Pulmão: 66  

  • Rim: 1.322  

  • Pâncreas: 1  

  • Pâncreas - rim: 1  

  • Fígado - rim: 7  

  • Pulmão - rim: 0 

Por ACS/ SES
Secretaria da Saúde