Canoas qualifica serviço de saúde mental
Publicação:

Com a presença do ministro da Saúde Arthur Chioro, da secretária estadual da Saúde Sandra Fagundes e do prefeito de Canoas Jairo Jorge, Foi descerrada, nesta quinta-feira( 17) a placa de inauguração do terceiro Centro de Atendimento Psicosocial - Álcool e outras Drogas do município Canoas , que amplia o atendimento em saúde mental para sua população.
Confira a seguir os depoimentos de duas gestoras da área de Saúde mental sobre o assunto:
“Estamos inaugurando hoje o CAPS AD III Travessia, em Canoas, que é um dos Centros de Atendimento Psicosocial - Álcool e outras Drogas do município. Ele funcionava anteriormente como serviço de atenção diária, com equipe multidisciplinar, e agora passa a funcionar também à noite. Existe uma diretriz da política nacional e estadual de saúde mental que é de que as pessoas que têm problemas relacionados ao uso de drogas precisam de um acolhimento especializado em regime de 24h. Os momentos mais difíceis da relação de abuso da droga, em sua maioria, são à tardinha ou à noite. Existe financiamento do ministério da saúde e da secretaria estadual da saúde pra custear esses serviços. É um grande investimento da política de saúde mental e é importante que se proliferem esses serviços em todo estado. Temos atualmente 12 CAPS AD III funcionando no estado e queremos ampliar até o fim do ano para 15. Temos alguns CAPS AD que estão se qualificando para funcionar também durante a noite e temos outros que já estão nascendo assim. Aqui é uma qualificação, é um serviço territorial – que é referência pra uma certa região da cidade. Nesse CAPS aqui funcionam oficinas terapêuticas, que fazem vários tipos de trabalhos relacionados à terapia ocupacional, oficina de trabalho, de música - entre outras oficinas - atendimento psiquiátrico, psicológico, de serviço social. Tem também um espaço de convivência, que é um grande dispositivo terapêutico, que permite que as pessoas convivam e possam construir uma ajuda mútua, laços de socialização. É um serviço que funciona em rede, com o Hospital de Canoas, SAMU, UPA, ESF. A rede de Canoas está ampliando bastante; é um município que investe muito em saúde mental e que a gente toma como exemplo para o estado” destacou Ana carolina Rios, Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde.
“Nossa rede está ampliando, temos três CAPS 24h – dois AD e um CAPS III para sofrimento psíquico – mais um CAPS II e um CAPS infância. A ideia com essa restruturação é poder ampliar o cuidado no território, que é como preconiza a reforma, com liberdade junto à família e às relações de afeto. Então nesse sentido que a gente vem ampliando o cuidado, em parceria com a rede assistencial e atenção básica e outros equipamentos para um cuidado mais qualificado. Atualmente temos uma média de 4mil atendimentos por mês, provavelmente com os CAPS 24h vai ampliar o antedimento. Essa qualificação ajuda na luta pela reforma psiquiátrica, cuidar dos territórios, o fim dos manicômios, então ela vem mostrar que a gente pode sim cuidar em liberdade, na sociedade, um grande marco, um grande reforço na luta pela reforma psiquiátrica” falou Sara Cougo, assistente social e diretora da Saúde Mental de Canoas.