Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Campanha Doar é Viver começa segunda etapa com participação de doadores da região de Santo Ângelo

Publicação:

frasco de sangue para doação sendo segurado por uma mão com luva branca
Campanha percorre diversas regiões do RS - Foto: Luan Martins

Com a participação de mais de 2.500 doadores de sangue durante a primeira etapa, a Campanha Doar é Viver entra na segunda fase, na próxima quarta-feira (15/9) e se estende até o final do ano. As inscrições já estão abertas para moradores da região de Santo Ângelo. O objetivo é mobilizar a população do Rio Grande do Sul para doar sangue, percorrendo todas as regiões do estado e chamando os doadores a fazerem a inscrição no site www.doareviver.com.br a fim de efetivarem a doação.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), e a empresa Otelio Consultoria. Conforme o balanço feito pelos organizadores, até agora a campanha, que teve início em junho, já contribuiu para a captação de um volume de sangue suficiente para salvar mais de 10 mil vidas.

A diretora do DESH, Kátia Brodt, disse que “a continuidade da campanha para nós é de grande valia e vem corroborar com o objetivo do trabalho realizado pelo Hemocentro, que é o de manter doadores regulares e fidelizados”. A diretora lembra que nos hospitais sempre há enfermos necessitando de sangue e seus hemocomponentes, seja para situações de urgência e emergência ou por situações decorrentes de doenças crônicas.
“Sabemos que não há substituto para o sangue. Somente o gesto solidário e altruísta de outro ser humano através da doação é que pode oportunizar o tratamento hemoterápico daqueles que necessitam deste tecido vivo tão importante que é o sangue”, afirmou a assistente social Gesiane Alamansa, que coordena o setor de captação de sangue do Hemocentro do Estado, em Porto Alegre.

“Desejamos poder seguir sensibilizando a população através da conscientização de cada cidadão sobre a seriedade da doação de sangue e que mantermos os estoques em níveis adequados depende de cada um de nós, seja realizando a doação ou sendo multiplicador desta causa nobre e necessária”, enfatiza.

Com 87 anos e mesmo sem poder doar sangue, o empresário e palestrante gaúcho Otelio Drebes fez questão de acompanhar de perto as ações nos Hemocentros em cada região do Estado nessa primeira etapa, e seguirá acompanhando durante a próxima etapa que vem pela frente. “Nem todo mundo pode doar, mas todo mundo pode contribuir com a doação, espalhando essa mensagem de amor. Todos podem entrar nessa corrente da vida”, explicou o empresário.

Para doar basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários.

Lembrando que o atendimento é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários competentes.

Para participar, a comunidade deve fazer o cadastro no site Doar é Viver: www.doareviver.com.br, para a região mais próxima de sua residência. A inscrição no site é gratuita e demonstra apenas interesse do usuário, não obrigatoriedade. Os doadores podem solicitar o transporte até o Hemocentro para efetivar a doação no momento da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (051) 99699-1852.

Mais informações sobre Doação de Sangue em: https://saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue

Secretaria da Saúde