Campanha de mídia alerta para a prevenção à gripe
Publicação:

"A prevenção à gripe está em suas mãos" é a mensagem que está na campanha de mídia da Secretaria Estadual da Saúde sobre a prevenção à gripe. A campanha já está sendo veiculada nas emissoras de televisão e rádio, alertando para a transmissão indireta do vírus.
O vídeo e o spot de rádio buscam mostrar que as mãos são grandes transmissoras e que devemos ter na higienização uma grande aliada no combate à transmissão do vírus da Influenza. Por isso, a recomendação é para que as pessoas procurem lavar as mãos várias vezes ao dia, com o álcool em gel ou sabão e, ao tocar superfícies de locais públicos, evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz.
Assita ao vídeo:
A divulgação na televisão iniciou neste domingo (05) e vai até o próximo sábado (11). No Canal Você, dos ônibus da Carris, Rodoviária e Catamarã, a veiculação é até o final do mês. Também está sendo utilizado um spot em rádio, até o dia 22 deste mês, para rádios do Interior, e até o dia 17 nas rádios da Capital.
Além do cuidado com as mãos, outros hábitos são fundamentais para diminuir a circulação do vírus da gripe:
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Evitar visitas a hospitais;
- Ventilar os ambientes.
É importante estar atento a essas recomendações, pois a transmissão do vírus pode começar antes mesmo do aparecimento dos sintomas e com duração de até sete dias em adultos e de até 14 dias em crianças ou pessoas com imunodepressão.
Tratamento
Recomenda-se que a pessoa procure atendimento médico de imediato quando estiver com sintomas de febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Nesses casos, a orientação da Secretaria Estadual da Saúde é a prescrição do antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, que tem sua maior eficácia quando utilizado nas primeiras 48 horas de início dos sintomas.
O medicamento é distribuído gratuitamente nas farmácias municipais, hospitais, pronto-socorros e outros locais. O Estado possui no momento cerca de 190 mil tratamentos (cada um composto de 10 comprimidos), quantidade superior a distribuída em todo o ano passado. Caso necessário, pode ser solicitado complemento do estoque ao Governo Federal.