Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Caminhoneiros realizam testes e recebem orientações de saúde na BR 101 em Torres

Secretaria da Saúde, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura de Torres realizaram ação em conjunto

Publicação:

-
PRF realizou 47 abordagens de caminhoneiros - Foto: Alina Souza - SES/RS

Ao longo de toda esta segunda-feira (18/11), caminhoneiros foram abordados no posto operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 101 em Torres, próximo da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, para uma ação de prevenção e conscientização e promoção da saúde, dentro das atividades alusivas ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da saúde do homem. Na ação, foi realizada a aferição de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos, aconselhamento para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, consulta odontológica, além de aplicação de questionário sobre saúde e hábitos do sono. 

caminhoneiroALS1625
Testes rápidos foram aplicados no posto da PRF em Torres - Foto: Alina Souza - SES/RS

A ação foi realizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), com a PRF e a Secretaria Municipal de Saúde de Torres, além da aplicação de um estudo conduzido em parceria com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) que analisa o uso de substância toxicológicas por parte dos condutores. “Aproveitamos o Novembro Azul para tratar da saúde do homem de forma integral, reforçando o cuidado e a prevenção, e esse comando de saúde com a PRF é muito importante, pois uma das principais causas de óbitos por causas externas da população masculina são os acidentes de trânsito”, reforça a especialista em saúde da Política Estadual de Saúde do Homem da SES, Talita Donatti. 

-
Caminhoneiros responderam questionários sobre saúde - Foto: Alina Souza - SES/RS

“A gente consegue verificar algumas questões em relação a saúde dos motoristas de carga, pois sabemos que muitos dos motoristas não tem a possibilidade de realizar consultas médicas periódicas e isso influencia na condução do veículo”, explica o chefe do Núcleo Regional de Segurança Viária, Prevenção e Perícia de Acidentes da PRF, Rafael Pereira. Me deram as instruções que eu precisava e esse tipo de ação evita muita coisa e ajuda a descobrir doenças que a gente pode não saber que tem”, reforçou o caminhoneiro Sérgio Roberto Souza, que fez testes e respondeu aos questionários. O longo do dia, 47 caminhoneiros foram abordados pela PRF na entrada deles no Rio Grande do Sul (sentido Norte – Sul). Esse é terceiro comando de saúde realizado pela instituição neste ano.  

Secretaria da Saúde