Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Atendimento a queimados na Santa Casa de Rio Grande é tema de reunião entre Estado, município e entidade

Publicação:

Alinhamento será construído junto a instituição.
Alinhamento será construído junto a instituição. - Foto: Ana Imperatore/SES

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, reuniu-se nesta segunda-feira (30/01) com o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, e a direção da Santa Casa da cidade para tratar da manutenção dos serviços de queimados na entidade. Como encaminhamentos, foi esclarecido de que haverá a permanência do atendimento no hospital e de que novas resoluções serão elaboradas com a instituição, que passa por um processo de recuperação fiscal.

Um dos pontos tratados no encontro realizado de forma virtual foi de que o atendimento a pequenos e médios queimados é de responsabilidade de todos os hospitais com atendimento de urgência e emergência, chamados de portas abertas. Atualmente, a Santa Casa de Rio Grande possui uma habilitação de média complexidade em queimados, o que significa que ele possui uma unidade exclusiva para essa finalidade. “Contudo, todos hospitais possuem a competência para receber esse paciente, estabilizar e, caso seja um caso de grande queimado, transferir para um outro local de maior complexidade”, disse a secretária Arita.

Conforme explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, que também participou da reunião, a definição de pequeno e médio queimado é quando a pessoa tem até 40% do corpo atingido sem lesões na face ou vias respiratórias.

A secretária Arita ressaltou ainda a necessidade da elaboração de um plano de organização global da rede assistencial de Rio Grande, incluindo o hospital da FURG, que aponte responsabilidades e perspectivas de futuro para atender as necessidades da região. “O que importa é que a Santa Casa continue viva e atendendo a população, dentro das possibilidades construídas com a Santa Casa”, destacou.

Por parte do município, o prefeito Fábio Branco ponderou sobre a regime de recuperação fiscal do hospital, iniciado por uma nova direção em junho do ano passado e que o diagnóstico das contas da entidade.

Um novo encontro deverá ser marcado assim que a instituição proponha esse planejamento. Também participaram da reunião o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande.

Encontro foi realizado de forma virtual.
Encontro foi realizado de forma virtual.
Secretaria da Saúde