Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika
Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças ou condições clínicas, independentemente da causa que as diferencia.
Congênita é aquela que, independentemente da sua causa, já se apresenta por ocasião do nascimento, podendo ser detectada antes disso, isto é, durante o desenvolvimento embrionário, ou a qualquer tempo, após o nascimento.
Dessa forma, a Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus zika (SCZ) compreende um conjunto de anomalias* congênitas que podem incluir alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras que ocorrem em indivíduos (embriões ou fetos) expostos à infecção pelo vírus Zika durante a gestação. Tais alterações podem variar quanto à sua severidade, sendo que quanto mais cedo a infecção ocorre na gestação, mais graves tendem a ser esses sinais e sintomas.
*anomalia: particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum.
A transmissão ocorre da grávida para o bebê, após ela ter sido picada pela fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti.
Importante: a grávida com vírus zika pode não passar a doença para o bebê!
Em alguns casos, o diagnóstico pode ser realizado quando o bebê está dentro da barriga, por meio de exames de ultrassom ou outros tipos de exames durante o pré-natal.
Em outros casos, somente após o nascimento será possível diagnosticar se o bebê foi infectado, pois pode não apresentar alterações físicas, mas de desenvolvimento neurológico e motor ao passar do tempo.
Não existe tratamento específico para síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika, a indicação é buscar os serviços indicados de modo a facilitar o desenvolvimento da criança. A partir de cada caso é que se define o tratamento. Pode haver necessidade de fazer fisioterapia, pois pode ter alteração nos músculos. Pode ser necessário acompanhamento de um fonoaudiólogo, por ter problema para falar, entre outras especialidades médicas.
A principal forma de evitar a síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika é evitar que a mãe seja infectada pelo vírus zika, o que normalmente acontece pela picada do mosquito!
Clique aqui e conheça o ciclo de vida do mosquito e saiba o que fazer para eliminar criadouros de larvas.