APAE de Santo Antônio da Patrulha passa a fazer parte da rede do TEAcolhe

Programa faz parte da política estadual de atendimento integrado à pessoa com transtorno do espectro do autismo

Serviço será referência para 11 municípios no Litoral Norte.
Serviço será referência para 11 municípios no Litoral Norte. - Foto: Guga Stefanello/SES

Foi assinado nesta segunda-feira (01/07) o contrato que passa a definir a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santo Antônio da Patrulha como mais um Centro de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O programa faz parte da política estadual de atendimento integrado à pessoa com transtorno do espectro do autismo.

A APAE de Santo Antônio da Patrulha será referência para 11 municípios do Litoral Norte. O local terá, pelo TEAcolhe, uma capacidade de atender 150 usuários e famílias e prestar 1,2 mil mensais. Para a prestação desse serviço, o local contará com um repasse estadual de R$ 80 mil mensais.

O ato de assinatura ocorreu em uma reunião online. De Porto Alegre, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância de contar com os serviços da nova unidade. “Já são mais de 30 APAES com qualidade e responsabilidade em todo o Estado participantes da rede do TEAcolhe, um programa inédito no país de atendimento às pessoas com transtorno do espectro do autismo e suas famílias”, afirmou.

O presidente da Apae, José Alfeu Wermann, participando diretamente de Santo Antônio da Patrulha, ressaltou na oportunidade a honra e compromisso do momento. “Queremos contribuir com a sociedade e ser um alento às famílias, proporcionando um atendimento com a equipe qualificada que temos nas áreas pedagógica e clínica”, disse.

TEAcolhe

Os Centros de Atendimento em Saúde do TEAcolhe, visam à ampliação da oferta de atendimentos especializados às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Estão sendo habilitados 50 serviços no Estado, distribuídos em todas as Região de Saúde. São serviços regionais especializados, com acesso regulado via sistema estadual de regulação de consultas, para o atendimento e a avaliação de casos de autismo, em todo o ciclo de vida.

O CAS de Santo Antônio da Patrulha terá uma abrangência regional, servindo de referência para outras dez cidades da região, junto ao CAS de Imbé. Fazem parte da região de cobertura as cidades de Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Imbé, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Tramandaí.

Serviço será referência para 11 municípios no Litoral Norte.