Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Ampliada a janela de adesão ao programa Rede Bem Cuidar

Publicação:

A imagem mostra o logotipo do Rede Bem Cuidar RS.
Rede Bem Cuidar RS

Foi ampliada a janela de adesão ao programa Rede Bem Cuidar (RBC). O novo prazo vai até o próximo dia 22 de novembro. Os 97 municípios que ainda não aderiram podem fazê-lo através do link . 

Os critérios de adesão seguem os mesmos e todas as informações relativas ao programa podem ser acessadas no site . Caso o município tenha dúvida se já realizou a adesão, ele pode consultar no link, na aba V.RBC.

Após o fechamento da primeira janela de adesão, que foi de 1º de setembro a 1º de outubro, a equipe técnica da Divisão de Atenção Primária/SES fez reuniões com as coordenadorias regionais de saúde, e consequentemente com as prefeituras aos municípios para entender os motivos pelos quais os 97 municípios não aderiram. Após ser identificado que muitos municípios não tinham entendido os critérios para adesão, é que foi aberta mais uma janela de adesão a RBC.

“É importante que façam a adesão à Rede Bem Cuidar RS porque o projeto visa a qualificação e a potencialização da promoção em saúde nos municípios. Esse é um dos grandes propósitos da Rede Bem Cuidar: é promover saúde com base em potencializarmos a atenção primária e, assim, melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”, afirma o diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), da Secretaria da Saúde (SES/RS), Péricles Nunes.

A Rede Bem Cuidar RS é uma abordagem nova no atendimento à saúde, que busca abranger mais efetivamente as demandas trazidas pela comunidade e fazer com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local.

Com um novo conceito de atendimento em saúde, a Rede Bem Cuidar é responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos nos processos de cocriação das melhorias a serem implantadas na unidade de saúde.

Com a adesão à Rede Bem Cuidar, as equipes da Saúde terão um incentivo para desenvolver práticas mais acolhedoras e resolutivas, em ambientes mais confortáveis para os usuários e trabalhadores, melhorando as condições de trabalho e de atendimento.

Secretaria da Saúde