Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Ambulatório de Cirurgia Bariátrica em Faxinal do Soturno recebe incentivo do Estado

Serviço oferece atenção à saúde de maneira integral, contínua, multiprofissional e interdisciplinar

Publicação:

-
Hospital São Roque, em Faxinal do Soturno - Foto: Divulgação/HSR

Foi assinada nesta terça-feira (23/07) a portaria que incluiu o Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno, entre os serviços habilitados ao recebimento de recursos financeiros do Assistir. O incentivo estadual para o ambulatório será de R$ 73 mil reais.

O serviço de cirurgia bariátrica oferece atenção à saúde de maneira integral, contínua, multiprofissional e interdisciplinar, com assistência diagnóstica, cirurgia bariátrica e acompanhamento pré e pós-cirurgia bariátrica. Deve realizar um mínimo de 15 cirurgias bariátricas por mês.

-
Ato de assinatura de convênio com o Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno - Foto: José Luís Zasso/SES-RS

“São novos serviços e geram esperança e ampliam a expectativa de vida para esses pacientes”, reforçou a secretária Arita Bergmann. Durante o ato de assinatura da portaria, foram apresentados dados do Departamento de Regulação Estadual apontando a existência de cerca de oito mil pessoas na fila de espera por uma cirurgia bariátrica, sendo cerca de 200 na região da 4º Coordenadoria Regional de Saúde, que tem sede em Santa Maria e para o Hospital São Roque será referência. Arita também ressaltou abertura de outros ambulatórios de cirurgia bariátrica nos municípios de Tenente Portela e Pelotas, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera no Rio Grande do Sul.

O prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Montagner, destacou o crescimento do hospital. “O Hospital São Roque está crescendo e se desenvolvendo de forma muito qualificada”, reconheceu o prefeito. “Temos a intenção de ampliar referências e a nossa produção, contribuindo com a saúde do Estado”, ressaltou Roberto Cervo Melão, presidente do hospital.

A equipe mínima do ambulatório é composta por médico especialista em cirurgia geral ou cirurgia do aparelho digestivo (com mínimo de dois cirurgiões), nutricionista, psicólogo ou psiquiatra, clínico geral ou endocrinologista. Deve contar ainda com equipe complementar composta por cardiologista, pneumologista, endocrinologista, angiologista/cirurgião vascular, cirurgião plástico e anestesiologista, equipe de enfermagem, fisioterapeuta e assistente social.

O Hospital São Roque possuiu 78 leitos, sendo 65 disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, recebe incentivos estaduais para leitos de UTI, ambulatório de oftalmologia, ambulatório de ortopedia e traumatologia, ambulatório de cirurgia geral e porta de entrada de urgência e emergência. Com o acréscimo do recurso para o Ambulatório de Cirurgia Bariátrica, o Hospital São Roque passa a receber mais de R$ 852 mil mensais pelo Assistir.

Também participaram do ato de assinatura, o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e o deputado estadual Dr. Thiago Duarte.

Conteúdos relacionados

Secretaria da Saúde