Álcool, drogas e saúde mental na adolescência são temas de seminário
Publicação:
“Não deixe pra lá: álcool, drogas, automutilação e suicídio na adolescência e juventude” foi o título do evento realizado hoje (08) no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, numa promoção do Comitê de Promoção da Vida e Prevenção do Suícídio. O público, formado por alunos e professores de escolas públicas e particulares e profissionais da área da saúde, lotou o auditório para acompanhar palestras e filmes sobre o uso cada vez mais precoce do álcool e outras drogas entre os jovens, bem como dos reflexos na saúde mental.
Na abertura oficial, esta manhã, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, que representou a Secretaria Estadual da Saúde, destacou a importância de eventos que proporcionam aos jovens e adolescentes um espaço para compartilhamento de anseios, informações e dúvidas sobre o tema, que é considerado um problema de saúde pública. Já a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, elogiou a presença maciça de jovens e a oportunidade de discutir e trabalhar temas que até pouco tempo não eram falados, como a automutilação e suicídio.
Também participaram da mesa de abertura a vice-coordenadora do Comitê de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Marilise Souza, o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Giovani Saul Júnior, o vice-presidente da Cruz Vermelha no RS, Paulo Lopes, e o coordenador do CVV de Porto Alegre, Valter Zasso.
