Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Acidentes tóxicos mais frequentes ocorrem com medicamentos e dentro de casa

Publicação:

Acidentes tóxicos com medicamentos representam mais de um terço (33%) do total de atendimentos registrados pelo Centro de Informação Toxicógica-CIT/RS. Ao mesmo tempo, 50% dos problemas de intoxicação de toda a ordem ocorrem dentro de casa e, em maior número, envolvendo crianças de 1 a 4 anos. Os dados constam do relatório Dados de Atendimento e Intoxicação 2004, recentemente lançado. Pela ordem, os outros acidentes tóxicos mais frequentes ocorrem com animais peçonhentos (cobras,aranhas) e domissanitários (produtos usados na higiene da casa).

Os acidentes comunicados ao CIT/RS têm se mantido num ritmo estável nos últimos três anos, na faixa dos 18.000 casos (18.150 no ano passado), representando um dado positivo diante do crescimento vegetativo natural da população. O objetivo do relatório é tornar público a realidade dos acidentes tóxicos no Rio Grande do Sul para autoridades, profissionais, estudantes e pesquisadores, que podem realizar estudos e projetar ações futuras de prevenção. A edição teve o apoio da Associação de Toxicologia Aplicada, Conselho Regional de Farmácia-RS e Centro de Informações sobre Medicamentos do RS.

O Centro de Informação Toxicológica atende 24h por dia pelo fone de emergência 0800.780.200, além de possuir documentação técnica, desenvolver análises em seu Laboratório de Emergência e implementar programas de prevenção e educação na área. Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas no site www.cit.rs.gov.br . O CIT/RS é administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-FEPPS, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde-SES/RS.
Secretaria da Saúde