Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Avanços marcam primeiros 45 dias da nova administração do Hospital Tramandaí

Serviço obteve novos equipamentos, reabriu maternidade e uma nova sala cirúrgica

Publicação:

Hospital de Tramandaí
Hospital de Tramandaí - Foto: Divulgação

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve nesta terça-feira (16/07) reunida com a direção do Instituto Maria Schmitt (IMAS), que desde o início de junho é a nova prestadora de serviços no Hospital Tramandaí. No encontro ocorrido em Porto Alegre, foram ressaltados alguns importantes avanços na instituição, como a aquisição de novos equipamentos e a reabertura da maternidade. 

“Alguns avanços já aconteceram e muitos outros estão em fase de planejamento”, ressalta a secretária Arita. Ela acrescenta que a reunião foi de avaliação e para traçar futuros projetos neste período da contratação emergencial.Esse contrato emergencial já está dando resultado para a população do Litoral Norte, em especial Tramandaí, com uma nova gestão fazendo importantes entregas para as pessoas”, afirma. A secretária adianta ainda que estão previstas novas obras no telhado e rede elétrica do local. 

O diretor de regulação do IMAS, Robson Schmidt Machado, destaca que nesses 45 dias já foi possível a aquisição de dois novos aparelhos de raio-x (um móvel e um fixo) e dois novos aparelhos de ultrassom, que vão propiciar um trabalho mais adequado dentro do centro cirúrgico e nos exames. Ainda em junho, foi feita a reabertura do centro obstétrico e a abertura de uma terceira sala cirúrgica que hoje está em funcionamento. Nós vamos fechar esse mês de julho com quase 200 cirurgias eletivas realizadas”, informa o diretor.  

O Hospital de Tramandaí é um dos estabelecimentos de saúde de propriedade do Estado e sob gestão de terceiros. Em abril deste ano foi lançado o processo para a contratação emergencial de pessoa jurídica para atuar no local. O contratado foi o IMAS, que faz hoje o gerenciamento da estrutura física e de pessoal e a execução das atividades de prestação de serviços na área médico-hospitalar, viabilizando o funcionamento e garantindo o atendimento integral da população. 

A entidade conta com 131 leitos SUS de internação, sendo habilitada como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), Hospital Dia - Aids, serviço hospitalar para tratamento da Aids, laqueadura, vasectomia, UTI Adulto Tipo II e UTI Neonatal Tipo II. Possui ainda as especialidades de neurocirurgia, traumatologia e ortopedia, pneumologia, nefrologia e obstetrícia, entre outros. Entre 2019 e 2023 registrou uma média de seis mil internações por ano. 

Secretaria da Saúde