Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

19º Seminário da Primeira Infância reforça parentalidade positiva como estratégia para prevenir a violência

A abertura do encontro, promovido pela Secretaria da Saúde, foi realizado na manhã desta segunda-feira (24/11)

Publicação:

-
19º Seminário da Primeira Infância tem como tema "parentalidade positiva e prevenção da violência na primeira infância" - Foto: Arthur Vargas/SES-RS

Como parte da programação da 23ª Semana Estadual do Bebê, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão da Primeira Infância e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), realiza, em Porto Alegre, o 19º Seminário da Primeira Infância e a entrega do 15º Prêmio Salvador Celia. O evento foi aberto na manhã desta segunda-feira (24/11) e conta com a participação de agentes comunitários, trabalhadores e estudantes das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, além de equipes municipais do PIM e do Programa Criança Feliz e do público em geral.

Durante a solenidade de abertura, ocorreu a entrega de troféus e certificações aos vencedores do Prêmio Salvador Celia, que reconhece práticas de visitadores do PIM e agentes comunitários de saúde. A 15ª edição do prêmio tem como tema “A promoção da interação parental positiva: fortalecendo vínculos e transformando histórias” e foi realizada na modalidade desenho. Foram premiados profissionais das sete macrorregiões de saúde e os vencedores das categorias Visitador e Agente Comunitário de Saúde receberam, além do troféu, um tablet, como incentivo à qualificação técnica e profissional.

Com o tema “Parentalidade positiva e prevenção da violência na primeira infância”, o seminário promove reflexões sobre os estudos mais recentes relacionados aos primeiros anos de vida, reforçando que investir na primeira infância é essencial para construir uma sociedade mais preparada, com menores índices de violência e maior qualidade de vida. A parentalidade positiva, baseada em práticas de cuidado, afeto e diálogo, sem punições físicas ou psicológicas, foi apontada como estratégia fundamental para garantir o desenvolvimento saudável das crianças.

Primeira coordenadora do PIM, em 2003, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participou do evento de abertura. “O PIM está nos nossos corações e segue se fortalecendo e se consolidando como uma política pública permanente e marcada pelos resultados no desenvolvimento integral da primeira infância”, ressaltou. Ela ainda reforçou a importância das ações do governo do Estado, como a elaboração do Plano Estadual pela Primeira Infância, uma proposta pioneira que reúne diretrizes, metas e ações integradas para garantir os direitos de crianças de zero a seis anos ao longo do decênio 2025-2035 e foi enviada em junho para a Assembleia Legislativa.

-
Secretaria Arita participou da abertura do 19º Seminário da Primeira Infância - Foto: Arthur Vargas/SES-RS

Também participaram da mesa de abertura representantes da Rede Nacional pela Primeira Infância, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, do Conselho Estadual da Saúde, do Programa RS Seguro e das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e da Cultura, além do prefeito de Terra de Areia, Osvaldo Mattos, que representou os prefeitos e secretários da saúde presentes. A família de Salvador Celia foi representada pela viúva Isabel Celia.

Link para a programação completa do 19º Seminário da Primeira Infância

Primeira Infância Melhor

Criado em 7 de abril de 2003, o PIM é uma política pública inovadora e pioneira no Brasil, que considera o desenvolvimento humano a partir de uma abordagem integral. Ao longo de 22 anos, o programa transformou a forma de olhar a infância e as vivências familiares, atravessando diferentes governos pela excelência técnica e pelos resultados obtidos. Atualmente, está presente em 496 municípios do RS, com 1.749 visitadores ativos (dados de outubro de 2025).

Pesquisas apontam impactos significativos do PIM como: redução da mortalidade infantil, menor desnutrição, melhor prontidão escolar e diminuição da violência infantojuvenil. Famílias atendidas pela política dedicam 12 horas a mais por semana para brincar e ler com suas crianças, aplicam 22% menos punições físicas e possuem mais livros infantis em casa, fortalecendo vínculos e garantindo um futuro mais seguro e saudável para as crianças.

23ª Semana Estadual do Bebê

Entre os dias 23 e 29 de novembro de 2025, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância, promove a 23ª Semana Estadual do Bebê, com ações em Porto Alegre e apoio a iniciativas em todo o Estado. O objetivo é mobilizar a sociedade gaúcha para a importância da atenção à primeira infância.

Vencedores do 15º Prêmio Salvador Celia

-
Visitadores e agentes comunitários de saúde receberam o 15º Prêmio Salvador Celia - Foto: Arthur Vargas/SES-RS

Categoria Visitadores do PIM e do Programa Criança Feliz

Silvania de Vargas (Santa Bárbara do Sul)

Laura Helena Jorge Peres (Sant’ana do Livramento)

Aline Simone Vieira Mietlicki (Arroio dos Ratos)

Liane Wirth (Carazinho)

Amanda Amandio (Caxias do Sul)

Morgani Alice Fagundes Lavall (Rio Grande)

Denise de Abreu Moraes (Encruzilhada do Sul)

Categoria Agentes Comunitários de Saúde

Soriane Ciello Baroni (Erechim)

Camilla Junges (Uruguaiana)

Dani Castilho Barcellos (Três Cachoeiras)

Alexsandra da Rosa (São José dos Ausentes)

Cleuza Rosa da Silva (Santana da Boa Vista)

Scheila Rybar (Marques de Souza)

Confira fotos da Abertura do 19° Seminário da Primeira Infância e de entrega do 15° Prêmio Salvador Célia

Texto: José Luís Zasso/Ascom SES

Secretaria da Saúde