14ª CRS distribui protetores solares
Publicação:

Os usuários cadastrados no programa de distribuição de protetores solares nos municípios de Santo Cristo e Alegria começaram a receber o produto na quinta-feira (14 de agosto). A região é a segunda que mais habilitou usuários na primeira fase de cadastramento.
Atualmente, 8.244 pessoas estão aptas a retirar o produto por serem trabalhadores rurais ou pessoas que tem indicação médica por risco de desenvolver câncer de pele em função da exposição solar. Entre os agricultores, o cadastro pode ser feito em sindicatos da categoria que firmem acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde ou diretamente nas farmácias de medicamentos especiais dos municípios, mediante apresentação de prescrição médica. O fornecimento do produto faz parte de um conjunto de medidas definidas por portaria para prevenção e combate às doenças de pele associadas à exposição solar.
Seguindo critérios técnicos, a distribuição dos protetores será feita em 129 municípios que são considerados prioritários por apresentarem maior mortalidade por melanoma, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), bem como cidades que contam com populações de pescadores e aquicultores. No Rio Grande do Sul, segundo o INCA, a incidência de melanomas malignos está acima da média nacional, com estimativa para 2014 de 6,78 novos casos para cada 100 mil homens e 7,42 novos casos para cada 100 mil mulheres. Por ano, serão disponibilizadas três unidades com Fator de Proteção Solar igual ou superior a 30, sendo uma a cada quatro meses.
Na região da 14ª CRS a parceria entre o Estado, as Secretarias Municipais de Saúde e o Movimento Sindical está fortalecendo a promoção da saúde e a qualidade de vida da população rural. A moradora de Restinga Seca no município de Alegria, Carmem Rita Weber Reidel (52), foi uma das beneficiadas pelo programa Saúde na Pele e esteve na manhã desta quinta-feira na Unidade Básica de Saúde para retirar seu protetor solar. Além de ajudar na prevenção das doenças da pele, este projeto faz com que aqueles agricultores que não tem condições de comprar um protetor também o utilizem, afirmou Carmem.
Além de Santo Cristo e Alegria, serão beneficiados os municípios de Alecrim, Três de Maio, Independência, Horizontina e Santa Rosa.